A partir do livro Cassandra, de Christa Wolf, e de A Bruxa e o Caliban, de Silvia Federici, Teresa Coutinho escreve e cria O fim foi visto, um espectáculo que procura na intuição feminina a resposta para o impedimento da catástrofe. À semelhança de Christa Wolf, que acredita que cabe às mulheres a escrita que venha restaurar a paz, em alternativa ao impulso bélico masculino que moldou a História da Humanidade, este espectáculo perscruta a estigmatização da intuição feminina ao longo dos tempos e reescreve a história de Cassandra, de muitas Cassandras: as que anteviram o fim mas se viram enclausuradas ou silenciadas e, por isso, não lhes coube mudar o curso da História. Com um elenco numeroso, aludindo ao coro da tragédia, estas Cassandras protagonizam episódios pertencentes à nossa memória colectiva em que a sua intuição e a sua voz teria feito a diferença.
Ficha Artística / Técnica
Criação, texto
Teresa Coutinho
Interpretação e Câmera
Alice Azevedo, Ana Baptista, Ana Sampaio e Maia, Ana Valente, Cláudia Jardim, Cláudia Semedo, Lucia Pires, Maria Duarte, Mariana Guarda, Nádia Yracema, Rita Cruz, Sara de Castro, Sara Ribeiro, Tânia Alves, Tanya Ruivo
Design de iluminação
Daniel Worm d'Assumpção
Figurinos
Mariana Sá Nogueira
Realização de vídeo
Lúcia Pires e Mariana Guarda
Sonoplastia
Lúcia Pires e Teresa Coutinho
Coreografia
Teresa Coutinho
Apoio ao movimento
David Marques
Produção Executiva
Vítor Alves Brotas
Coordenação de Comunicação
Maria João Bilro
Administração
Janine Lages
Gestão Financeira
Vitor Alves Brotas
Produção
Agência 25
Residências
Espaço Oficina, O Espaço do Tempo

Teresa Coutinho (1988) é atriz, criadora, performer e dramaturga. Criou PEÇO A PALAVRA (2023), SEM MEDO (2023), SOLO (2022), DISTANTE, de Caryl Churchill (2021), O ETERNO DEBATE (2020), entre outros.Trabalhou como atriz com Christiane Jatahy, Tim Crouch, Catherine Marnas, Rogério de Carvalho, Ricardo Neves-Neves, Nuno Cardoso, Raquel Castro, Carlos Avillez, entre outros. Foi assistente de encenação de Tiago Rodrigues, Gus Van Sant, Faustin Linyekula, Natália Luiza, Mónica Calle e Beatriz Batarda.É coordenadora do 'Clube dos Poetas Vivos' no TNDM II e do Clube de Leitura do BATALHA - Centro de Cinema.É membro-fundadora da Ação Cooperativista.