PT | EN

King Size analisa como se constrói a masculinidade, para ressignificar as relações entre natureza, género e sexo. Focando figuras que incorporam os mitos masculinos, bem como as suas revisões paródicas, esta criação encena um jogo de desidentificação que resiste às pressões de binarismo sexual, na sociedade e na arte.

Uma obra que confronta os dispositivos de criação e dramaturgia de performances drag contemporâneas com os códigos rígidos de representação de género, na dança e no teatro tradicionais, e interroga essas representações, esbatendo as diferenças entre o que é natural e o que é construção cultural ou cénica.

Ficha Artística / Técnica

Direção
Sónia Baptista

Interpretação
Ana Libório, Crista Alfaiate, Joana Levi, Sónia Baptista, Vânia Doutel Vaz e convidados

Espaço cénico
Raquel Melgue

Styling
João Caldas

Desenho de luz
Daniel Worm d'Assumpção

Som
Margarida Magalhães

Desenhos
Bárbara Assis Pacheco

Apoio à dramaturgia
Francesca Rayner, Mariana Ricardo, Maribel Mendes Sobreira

Apoio à criação
Paloma Calle, Marcus Massalami

Direção de produção
Maria João Garcia

Produção executiva
Margot Silva

Comunicação
Helena César

Produção
AADK PORTUGAL

Coprodução
Teatro Nacional D. Maria II, Teatro Municipal do Porto/Festival DDD, Festival Linha De Fuga

Residência de coprodução
O Espaço do Tempo

Apoio
Evc, Alkantara, Devir/Capa, Citemor, Livraria Aberta, Livraria Snob, Gaivotas6

Agradecimentos
Queer Lisboa, ILGA, Miguel Freitas, Lara Torres

Projeto apoiado pela República Portuguesa – Cultura / DGArtes

SÓNIA BAPTISTA. Tem o Curso de Intérpretes de Dança Contemporânea do Fórum Dança. Obteve, com distinção, o grau de Master Researcher in Choreography and Performance da Universidade de Roehampton em Londres, Reino Unido. A sua formação foi complementada com diversos workshops de dança, música, teatro e vídeo. Como intérprete e co-criadora colaborou com vários artistas e companhias, entre eles: Laurent Goldring, Patrícia Portela, Aldara Bizarro, Vera Mantero, Thomas Lehmann, Arco Renz, Teatro Cão Solteiro, AADK, Ligia Soares, Silvia Real, Clara Amaral. No seu trabalho explora e experimenta com as linguagens da dança, música, literatura, teatro e vídeo. Escreve textos dramatúrgicos para outros criadores e coreografa para cinema, vídeo e teatro, entre eles Miguel Clara Vasconcelos, André Godinho, Teatro Praga, Ricardo Neves-Neves, Cão Solteiro. Tem oito livros publicados. Colabora com o Fórum Dança, PED e FOR, ESD, ESTC, Universidades do Minho e Évora. Artista Associada da AADK Portugal

Sónia Baptista (PT)

Newsletter