PT | EN

Andar para trás constrói uma fábula, uma possível história do movimento, fazendo uma caminhada ao inverso e de reverso. Traça um caminho em direção ao futuro olhando o passado e refletindo sobre a natureza invasiva e infestante da espécie humana, natureza essa que explora as matérias da terra enquanto capital, levando ao esgotamento do ecossistema.

Esta fábula dançada evoca, assim, um ecossistema habitado por seres híbridos e simbióticos, cujo carácter alegórico e imagético reflete e cria possíveis pontos de vista para o futuro. Coloca também perguntas como: Qual é o teu meio? Qual é o teu horizonte? O que descobres quando caminhas? O que te diz o futuro?

Ficha Artística / Técnica

Direção artística e criação
Sara Anjo

Colaboração artística e interpretação
Artur Pispalhas, Natacha Campos, Sara Anjo e Reza Mirabi

Sonoplastia
Artur Pispalhas

Cenografia
Martina Manyà

Figurinos
Marisa Escaleira

Design gráfico
Daniela Rodrigues

Iluminação e direção técnica
Cárin Geada

Assistência à criação
Flora Détraz

Comunicação
Maria João Bilro

Administração e gestão financeira
Vítor Alves Brotas

Difusão
Cliff Catalyst

Produção
Agência 25

Coprodução
LU.CA, Materiais Diversos, Teatro Municipal Curvo Semedo

Residências
Estúdios Vítor Cordon, Oficinas do Convento, Teatro Viriato

Residência de coprodução
O Espaço do Tempo

Sara Anjo é bailarina e coreógrafa, interessa-se por práticas meditativas e extáticas, sendo as ações de respirar e caminhar as principais. Interessa-se também por desenvolver o seu trabalho numa relação com espaço exteriores de paisagem, sobretudo de paisagem natural. Questiona-se permanentemente acerca do que nos move? Como nos movemos? E para onde nos movemos?

Formou-se em dança pela Academia de Dança Contemporânea (2001). Fez licenciatura em Estudos Artísticos na Faculdade de Letras de Lisboa (2008); pós-graduação em Arte Contemporânea pela Universidade Católica de Lisboa (2011). Tem mestrado em coreografia pela Das Graduate School de Amesterdão (2016). Tem como referências no seu trabalho: Anna Halprin, Usula K. Le Guin, Hildegard Westerkamp, Yoko Ono, Werner Herzog, James Turrel e Murray Schafer.

Sara Anjo (PT)

Newsletter