PT | EN

Retrospectiva é o projecto que assinala, de forma mais crítica que celebratória, os 20 anos desde a estreia do tríptico de performances em espaços inusitados Vou A Tua Casa (2003), de Rogério Nuno Costa, e os projectos educacionais, curatoriais, académicos e gastronómicos que, em diálogo tensional e (in)disciplinado, se lhe seguiram. Com a duração de três anos (2023-2025), o programa contempla a produção de três objetos editoriais e uma série de reenactments, laboratórios experimentais, conversas e conferências-performance, entre outras actividades para-artísticas e pedagógicas cujo objetivo central será a revisitação e consequente adensamento de temas, conceitos e operações já explorados, ao mesmo tempo abrindo pontos de fuga para outras intensidades, antevendo prioridades futuras, e promovendo novas agências e colaborações. A compilação e subsequente reactivação integrais de um arquivo transdisciplinar de 20 anos será intersectada com a construção de um novo edifício conceptual e performativo, concluindo com a criação de uma nova (anti-)performance em 2025. Nesta reescrita de uma narrativa memorial em torno da acidentalidade de um percurso, questões como intimidade, privacidade, representação, co-participação, memória, autoria, compromisso, quotidiano, autobiografia, domesticidade e relacionalidade, obsessivamente trabalhadas pela trilogia Vou A Tua Casa, serão neste contexto retrospectivo re-mapeadas e re-analisadas, especulando-se a possibilidade da sua actualidade e da sua continuidade, mas também da sua eventual expiração. Um percurso e o seu negativo. Quiçá um fim.

Ficha Artística / Técnica

Direcção Artística e Editorial
Rogério Nuno Costa

Assistência
Jani Nummela

Co-produção
Festival Citemor

Apoio à edição
Teatro Praga / Sistema Solar edition (chancela ed .______)

Residência de Co-produção
O Espaço do Tempo (Artista Associado)

Apoios e Parcerias
Teatro Académico Gil Vicente, Festival New Theatre Helsinki, Post Theatre Collective, Galeria Municipal de Arte de Almada, Circular – Festival de Artes Performativas de Vila do Conde, Associação Bóia/Festival Paragem, Festival END, Centro em Movimento, Estrutura, Cia. Inestética/Residências no Palácio, STAGES - Sustainable Theatre Alliance for a Green Environmental Shift, Teatro Nacional D. Maria II, Associação Parasita, Université Paris Nanterre, Ballet Contemporâneo do Norte, Associação Prado, Rua das Gaivotas 6, Universidad de Coimbra, Universidade Católica do Porto, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Visões Úteis, Escola Superior de Media Artes e Design (Politécnico do Porto).

© Luisa Cativo

Rogério Nuno Costa (1978) é performer, encenador, escritor, investigador, pedagogo e curador. Vive e trabalha entre Portugal e a Finlândia, desenvolvendo trabalho para-artístico e documental de natureza híbrida e transdisciplinar. As suas peças exploram e problematizam os campos das artes performativas e da literatura nas suas interseções com a filosofia, a teoria de arte e as ciências sociais e da comunicação. Colabora com vários artistas na condição de dramaturgista e coordenador editorial.

Rogério Nuno Costa

Newsletter