PT | EN

Cobertos pelo Céu é uma coleção de instalações e performances interativas centradas nas relações entre paisagem, espaço e discurso poético. Concebido pelo coreógrafo e artista Gustavo Ciríaco, o projeto é movido pela curiosidade de como a criação de espaço e experiências de paisagem se cruzam na assinatura poética de artistas portugueses e latino-americanos da música, da dança, da escultura, da pintura e da performance.

Seduzido pela forma como os artistas percepcionam e expressam o mundo através do espaço, Ciríaco embarca numa viagem de descoberta através da poética espacial destes criadores e das suas formas únicas de serem espelhos do mundo.

Ficha Artística / Técnica

COBERTOS PELO CÉU

Concepção, direção e coreografia
Gustavo Ciríaco

Artistas e coreógrafos convidados
Ana Laura Lozza (Ar), Barbara Hang (Ar), Cláudia Dias (Pt), Luciana Lara (Br), Javiera Peón-Veiga (Cl), Jonathan Ulliel Saldanha (Pt), João Saldanha (Br), João Gabriel Oliveira (Pt), Michelle Moura (Br) e Miguel Palma (Pt)

Administração
Missanga Antunes

Direção de produção
Sinara Suzin

Co-produção
Fundição Progresso (Rio de Janeiro) e NAVE (Santiago)

Realização
Efémera Colecção – Associação Cultural

Apoio institucional
THIRD – Dance and Theatre Academy – Amsterdam University of the Arts

Apoio
República Portuguesa – Cultura | DgARTES – Direção-Geral das Artes - Concurso Arte pela Democracia

VASTIDÃO

Artista convidada
Michelle Moura (Br)

Performers
Alina Folini (Ar), Bartosz Ostrowski (Pl), Filipe Caldeira (Pt), Gabriela Dória (Br), Giulia Romitelli (It), Mário Martins Fonseca (Pt), Tiago Amate (Br) e Carolina Cantelli (Br)

Fotografia
André Delhaye

Apoios a residência
DEVIR – Centro de Artes Performativas do Algarve (Faro/Pt), 23 Milhas/Fabrica de Ideias (Gafanha de Nazaré/Pt), Cia Instável e Museu Fundação de Serralves (Porto/Pt), Espaço Novo Negócio/ZDB (Lisboa/Pt), Museu de Arte Moderna (Rio de Janeiro), NAVE (Santiago)

CÉREBRO

Artista convidado
Miguel Palma (Pt)

Colaboração artística
Filipa Frois Almeida, Hugo Reis e António Lasalvia - Fahr 021.3 Studio de Arquitetura

Apoios a residência
Vaga - Espaço de Arte e Educação (Ponta Delgada), O Espaço do Tempo - residência de coprodução (Montemor-O-Novo)

© Sara Pinheiro

Gustavo Ciríaco é um coreógrafo e artista transdisciplinar brasileiro que transita entre a dança e as artes visuais. Com um caráter site-specific, as suas obras fomentam o diálogo entre contexto e arquitetura, geografia e habitação, realidade e ficção, numa pesquisa contínua sobre os campos extensivos da arte de fazer danças. Os seus trabalhos foram apresentados na Europa, nas Américas, Oriente-Médio e Ásia em festivais, museus e instituições de arte.

Gustavo Ciríaco

Newsletter