PT | EN

Algures | numa mutação feérica é o título de um projeto de criação interdisciplinar que intersecta o gesto coreográfico com a ação de compor e construir um objeto instalativo dentro do território do desenho.

Tenho-me interessado essencialmente pela utilização de materiais não extrativistas ou pela reutilização de materiais que, por diversos motivos, deixaram de ter função, predominantemente provenientes de processos de caminhadas ou, mais recentemente, de visitas a fábricas desativadas, por exemplo. Para este projeto, o material a ser utilizado será o papelão (ou cartão), comumente encontrado ao final do dia, descartado às portas das lojas ou mercados.

Depois de reunir os papelões, em estúdio, passarei por uma fase de experimentação da própria matéria, na qual objetivo a concretização de uma série de pequenos pedaços, nos quais serão destacadas as especificidades que, naturalmente, variam entre si não apenas no tom, mas também na textura, volume e peso, tal como na forma conseguida. As formas serão geométricas (entre linhas retas, curvas e curvilíneas). Interessa-me construir esses pedaços de papelão, diferentes entre si, como se de um puzzle se tratasse. O desenho será desenvolvido de forma celular, através da junção dos diversos pedaços, resultando em uma única figura.

A performance consistirá num conjunto de ações simples como construir, compor, desenhar – e, por consequência, decorar, pousar, mudar de sítio, transferir, juntar, separar, posicionar ou reposicionar os pedaços e o seu paulatino resultado. No final, teremos uma instalação cujo desenho – entretanto completo – é proveniente de uma reflexão e investigação sobre a ideia de "paisagem". Ora, como se cada pedaço pertencesse a um pedaço de paisagem.

Ficha Artística / Técnica

Uma criação de e com Flávio Rodrigues

© Flávio Rodrigues

Flávio Rodrigues (1984, Vila Nova de Gaia) é um artista que desenvolve os seus projetos desde 2006. Projetos experimentais e processuais, em que a prática da caminhada e da deriva emerge como um eixo central de criação, funcionando como uma pesquisa em movimento que investiga materialidades e objetualidades, servindo de base para a elaboração de performances e ações.

Flávio Rodrigues (PT)

Newsletter