PT | EN

(Des-)Guia Turístico(-Cultural) @ Montemor-o-Novo: 2024-27 será, antes de mais e que tudo, o que puder vir a ser. É expectável que possa resultar numa publicação impressa (à laia de Livro de Artista(s) e on-line, mas também pode resultar num conjunto de anti-tours a serem disponibilizadas para a população local, mas tudo se decidirá na vivência do território e dos encontros com pessoas. Deste modo, poderá ser uma espécie de guia artístico-cultural, logo mais subjectivo e desejavelmente mais humanista em que se privilegia o infra-ordinário (aquilo que nos escapa ao olhar quotidiano ou aquilo que nos é ocultado nos media ou nos guias turísticos para massas, por outras palavras: a moeda que cai e permanece eternamente entre as almofadas do sofá). 

Mas a melhor forma de resumir o que será é esta frase: Tudo isto e muito mais…

Casal Boss é a nova identidade da dupla artística amorosa composta por Filipa Brito & Nelson Guerreiro (desde 2013 até 2023 chamavam-se VaiVém). Artisticamente, são uma dupla reversível e fluída e criam projectos transdisciplinares, assumindo a condição de serem amantes de passar (as) fronteiras artísticas. São indisciplinades e as suas práticas artísticas ocorrem muitas vezes sem avisar e forma indelével, por vezes até sem auto-consciência e comunicação prévia da sua ocorrência, resultando no cúmulo do onanismo já que são espectadores de si próprios. Por vezes, essas gestualidades são aferidas como intervenções artísticas pelas pessoas com quem se atravessaram num determinado contexto, indiscriminadamente. Essa proximidade ou distância não lhes causa alergias, porque não se movem pelo desejo estratégico e compulsivo de imortalidade através do que fica para a posteridade. 

Uma das pessoas da dupla até sofre bastante com o que acabou de perder sem ninguém saber. 

Exploram o binómio primordial arte(s) e vida(s). Esta dupla é movida pela força de vontade em desfrutarem da sua presença e se aprofundarem no tempo. Por agora, nada mais há a declarar.  

Casal Boss / BÓIA - Associação Cultural (PT)

Newsletter