PT | EN

O Estado do Tempo é uma iniciativa d’O Espaço do Tempo que teve início em 2024 e que compreende a realização de uma série de conversas e a publicação de uma coleção de zines sobre diversos assuntos do nosso tempo.

Em cada conversa é discutido um tema diferente por pessoas convidadas, sendo também desejada a participação do público presente. De cada uma destas conversas, que acontecem em vários locais de Montemor-o-Novo, resulta uma publicação que reúne registos fotográficos, transcrições, textos e criações gráficas originais.

Em 2025, regressamos a mais uma conversa d'O Estado do Tempo no dia 15 de março, pelas 16h00, na Cooperativa Caminhos do Futuro, cujo tema será: Trabalhar! Trabalhar? Trabalhar

 

MAIS SOBRE O ESTADO DO TEMPO

+ #1 Propriedade Privada e Direito à Habitação
+ #2 Jornalismo: Liberdade e Independência
+ #3 Modos de Acção e Intersecções no Activismo Ambiental
+ #4 Educar: Antes, Durante e Além da Escola

15 março, 16h00

Caminhos do Futuro ver mapa

› Todas as conversas d'O Estado do Tempo contarão com uma fotógrafa presente para registo e posterior divulgação.
› Haverá igualmente a gravação em áudio no decorrer de todas as conversas, que servirão posteriormente para transcrição e realização das zines.

Não há reservas para este evento, mas queremos saber na mesma se contamos contigo. Envia uma mensagem para [+351] 913 699 891 ou um e-mail para info[a]oespacodotempo.pt.

Ficha Artística / Técnica

O ESTADO DO TEMPO

Zines

Direção Artística
Pedro Barreiro

Coordenação Editorial
Rafa Jacinto 

Design Gráfico e Objeto 
Rodrigo Pedreira

Publicação e disseminação
O Espaço do Tempo

Impressão
João Flecha, Filipa Oliveira | Sudsud

#5 Trabalhar! Trabalhar? Trabalhar.

Co-curadores
Pedro Barreiro, Rafa Jacinto, Rodrigo Pedreira

Convidades
Bruno Borges, Laura Galhano

Fotografia
Carolina Lecoq

Parceria
Cooperativa Caminhos do Futuro

Bruno Borges. Lisboa, 1976. Pintor, professor malabarista e artista de banda desenhada. Membro fundador do pasquim satírico pró-lírico Buraco e parte integrante da Oficina Arara, é mentor e principal responsável pelo selo editorial O Gorila – produções trogloditas. Entre publicações e exposições avulsas em projectos colectivos avariados, é criador de coelhos na freguesia de Paranhos. 

Laura Galhano. Doutorada em Ciências Sociais pela Universidade de Lausanne, tem desenvolvido investigação à volta do trabalho, dos períodos sem trabalho, das categorizações morais e culturais que fazem sentido na (re)produção de uma ordem social. Trabalhou num projeto da Universidade do Porto ligado à análise das condições e dos fluxos de trabalho na construção civil na Europa. Tem desenvolvido parceria com o coletivo Plataforma285 sempre sobre o tema do trabalho e do tempo que o rodeia. Com o projeto Afinidades, investigaram práticas do trabalho e do lazer num território em mudança.

O Estado do Tempo #5

Newsletter