PT | EN

O Estado do Tempo é uma iniciativa d’O Espaço do Tempo que teve início em 2024 e que compreende a realização de uma série de conversas e a publicação de uma coleção de zines sobre diversos assuntos do nosso tempo. Em cada conversa é discutido um tema diferente por pessoas convidadas, sendo também desejada a participação do público presente. De cada uma destas conversas, que acontecem em vários locais de Montemor-o-Novo, resulta uma publicação que reúne registos fotográficos, transcrições, textos e criações gráficas originais.

A próxima conversa d'O Estado do Tempo decorre no dia 12 de setembro, pelas 16h00, no Cineteatro Curvo Semedo, e o tema abordado será: O tempo perguntou ao tempo quanto tempo o tempo tem. O tempo respondeu ao tempo que o tempo tem tanto tempo quanto tempo o tempo tem. 

Para esta conversa, as pessoas convidadas serão Inês Barbosa, Pedro Barreiro e Rodrigo Pedreira, também co-curadores deste projeto. 

 

MAIS SOBRE O ESTADO DO TEMPO

+ #1 Propriedade Privada e Direito à Habitação
+ #2 Jornalismo: Liberdade e Independência
+ #3 Modos de Acção e Intersecções no Activismo Ambiental
+ #4 Educar: Antes, Durante e Além da Escola
+ #5 Trabalhar! Trabalhar? Trabalhar.
+ #6 Participação Política, Conflitos e Democracia
+ #7 Comida: Produção, Acessibilidade e Consumo
+ #8 Internet: Das Utopias Libertárias às Distopias Algorítmicas
+ #9 Culturas Periféricas e Descentralização

12 setembro, 16h00

Cineteatro Curvo Semedo ver mapa

› Todas as conversas d'O Estado do Tempo contarão com uma fotógrafa presente para registo e posterior divulgação.
› Haverá igualmente a gravação em áudio no decorrer de todas as conversas, que servirão posteriormente para transcrição e realização das zines.

Não há reservas para este evento, mas queremos saber na mesma se contamos contigo. Envia uma mensagem para [+351] 913 699 891 ou um e-mail para info[a]oespacodotempo.pt.

O Estado do Tempo conta com a coprodução do Cineteatro Curvo Semedo. 

Ficha Artística / Técnica

O ESTADO DO TEMPO

Zines

Coordenação Editorial e Curadoria
Inês Barbosa, Pedro Barreiro, Rodrigo Pedreira

Design Gráfico e Objeto 
Rodrigo Pedreira

Publicação e disseminação
O Espaço do Tempo

Impressão
João Flecha, Filipa Oliveira | Sudsud

#10 O tempo perguntou ao tempo quanto tempo o tempo tem. O tempo respondeu ao tempo que o tempo tem tanto tempo quanto tempo o tempo tem.

Co-curadores
Inês Barbosa, Pedro Barreiro, Rodrigo Pedreira

Convidades
Inês Barbosa, Pedro Barreiro, Rodrigo Pedreira

Fotografia
Carolina Lecoq

Co-produção
Cineteatro Curvo Semedo

Inês Barbosa é doutorada em Sociologia da Educação (UM, 2016) e tem uma pós-graduação em Performance (FBAUP, 2017). Tem articulado a investigação sociológica com a prática artística e a intervenção socioeducativa. A sua pesquisa tem incidido nos movimentos de contestação pelo direito à habitação, através da etnografia visual e de metodologias participativas. Dentro deste tema, tem trabalhado com Teatro do Oprimido, fundou o projeto de arquivo fotográfico (A)Briga e organizou exposições e ciclos de cinema na Galeria Geraldes da Silva (2021), CCOP (2021) e Centro Português de Fotografia (2022).

Pedro Barreiro é um artista que tem desenvolvido inúmeros trabalhos como encenador, actor, criador cénico, dramaturgista, produtor, programador e curador. Tem-se interessado, nos últimos anos e entre outras coisas, pelo pensamento sobre os actos performativos como geradores poéticos, pela experimentação sobre as convenções constituintes das formas teatrais, e por estratégias de desmantelamento de sistemas hegemónicos na arte contemporânea. Desde 2020 que cria e apresenta ininterruptamente a performance an artist is always working (www.alwaysworking.art). Foi diretor artístico do Teatro Sá da Bandeira, em Santarém (2015-2017) e colaborou com o Teatro Praga como programador da Rua das Gaivotas 6, em Lisboa (2019-2022). É artista associado do Cão Solteiro, desde 2020. É também membro fundador dos colectivos Sr. João (2010) e Activo Tóxico (2017). Actualmente, é director artístico d’O Espaço do Tempo.

Rodrigo Pedreira desenvolve uma prática artística intermodal, cruzando som, vídeo e tecnologias audiovisuais em relação com espaço e tempo. Licenciado em Teatro (ESTC) e mestre em Arte e Tecnologias do Som (ESMAE), trabalha em áreas como live-cinema, sound art e performance audiovisual. É fundador da associação Ocupação, colaborou com diversos artistas e estruturas de teatro e música, realizou projetos multimédia e escultura sonora apresentados em Portugal. Em 2024, concebe a parte audiovisual de A participação das pedras, projeto de Pedro Fazenda, apresentado na Culturgest.

O Estado do Tempo #10

Newsletter