O Espaço do Tempo, em coprodução com a MARCA ADL, começam o ano de 2024 com uma proposta de encontro entre organizações artísticas e culturais que irá decorrer nos dias 1 e 2 de fevereiro em Montemor-o-Novo.
A crise climática que vivemos tem vindo a impor a alteração de processos e de funcionamento em diversos sectores de atividade, como é o caso do setor cultural. É notória a necessidade de rever práticas de gestão de recursos, de reduzir drasticamente a pegada de carbono, e de contribuir para a criação de economias ambientalmente mais sustentáveis nas nossas vidas e nos nossos trabalhos. Neste sentido, queremos convidar organizações do sector artístico e cultural para uma reflexão conjunta em torno desta temática.
Qual o papel do sector cultural e de produção artística neste momento de transição energética? Como podemos transformar os nossos processos e as nossas práticas, contribuindo para uma actividade artística e cultural menos nociva para o meio ambiente? Que bons exemplos existem e de que modo podemos aprender com eles, partilhando ideias e estratégias e construindo colectivamente um futuro mais sustentável?
Estas são algumas das questões que lançamos nesta iniciativa e para a qual convidamos todos os agentes e estruturas interessadas em participar neste encontro sobre práticas de sustentabilidade ambiental nas organizações artísticas e culturais.
+ Com Islene Façanha da ZERO - Associação Sistema Terrestre Sustentável; Mariana Machado e André Costa Santos da Associação Sciaena; Alice Bonnot, fundadora do VILLA VILLA e especialista em sustentabilidade ambiental no Julie's Bicycle; e Vânia Rodrigues e Fernando Matos Oliveira do CEIS20. Moderação de Pedro Miguel Santos.
Entrada gratuita para profissionais de organizações artísticas e culturais mediante reserva para info@oespacodotempo.pt. As inscrições são limitadas.
Programa completo aqui.