[finisˈtɛrra] é a mitologia de um lugar que evoca o fim do mundo. É também o nome deste projecto, que usa a escuta como ferramenta para imaginar o que existirá para lá desse fim. Acreditando em futuros de narrativas inclusivas, onde o humano não ocupa a narrativa central, e através de uma abordagem especulativa e interdisciplinar, [finisˈtɛrra] convoca práticas e teorias para enunciar possíveis "futuros do futuro”.
Ficha Artística / Técnica
Direcção Artística, Investigação e Performance
Sara Vieira Marques
Concepção e Desenho de dispositivo cénico
Sara Vieira Marques, Santiago Rodriguez Tricot
Construção de dispositivo cénico
Carlos Neves
‘Grupo Exploratório de Práticas Sonoras’ study group
João Grilo, Ángela Díaz Quintela, Inês Luzio, Santiago Rodriguez Tricot, Irina Pereira
Co-produção
Bolsa “Artistas Douro”, atribuída pela mala voadora, com financiamento da Câmara Municipal do Porto
Apoio à Investigação Artística
“Reclamar Tempo 2024” CAMPUS Paulo Cunha e Silva
Apoio à Criação em Residência
fAUNA - Teatro da Didascália (Joane-PT); Artists’Shelter - Sekoia (Porto-PT); ApalleirA (Sarria-ES); Gnration (Braga-PT); mala voadora (Porto-PT); CRL - Central Eléctrica (Porto-PT); Binaural Nodar (Vouzela-PT); O Espaço do Tempo (Montemor-o-Novo-PT).

Artista interdisciplinar, a sua prática articula instalação, performance e investigação, mobilizando discursos acerca das ecologias materiais. Os elementos-chave da sua prática recaem sobre as arquitecturas relacionais e os aspectos performativos de “escutar”, “ver”, “imaginar” e “documentar”.No seu percurso destaca a performance “Aurora” (Alkantara); o filme “Homens sem Cabeça” (FCSH/Doc); a publicação “Ossu” (PEGADA-Forum Dança); e a listening session “Resonating Islands” (Arquipélago).