Apetece-me perguntar ao popular o que faz dele popular.
Apetece-me perguntar-lhe se o pop é popular e porque é que o pop tem tanta popularidade e porque é que a popularidade está distribuída numa espécie de padrão-popular.
Apetece-me esmiuçar porque é que o populismo tem tido tanta popularidade.
Apetece-me abraçar o popular mas desafiá-lo ao mesmo tempo.
E acho que isto é porque no fundo gostava de ser uma espécie-de-artista-popular.

Popular é um espectáculo-desafio que parte da autoficção de que a criadora e intérprete pretende ser uma artista popular, desafiando os padrões do panorama cultural e do universo popular através de uma fusão entre os dois. A proposta serve-se da fricção existente entre cultura de elite e cultura de massas para pensar o Público enquanto colectivo e nas divisões sociais que esta tensão pode reflectir.
Entre a biografia e a pesquisa, a proposta conduz a um questionamento sobre outros conceitos que pertencem à mesma família léxica da palavra "popular", como popularidade, pop e populismo.
Popular acabará sempre por se questionar se poderá ter sido, ou não, popular.

Ficha Artística / Técnica

Criação, texto e interpretação
Sara Inês Gigante

Apoio à criação e dramaturgia
Malu Vilas Boas

Produção musical e sonoplastia
FOQUE

Cenografia
F. Ribeiro

Desenho de luz
Manuel Abrantes

Colaboração musical
Cláudia Pascoal

Produção Executiva
Leonardo Garibaldi e Joana Silva

Apoio e Operação de Luz
Tiago Coelho

Fotografia e Design Gráfico
Pedro Azevedo

Apoios e co-produções
Teatro Nacional D. Maria II, Centro Cultural Vila Flor, Espaço do Tempo, Teatro Viriato, FITEI - Teatro Municipal do Porto, Teatro Cine de Torres Vedras, A Moagem, SPA - Sociedade Portuguesa de Autores - Fundo Cultural

Residência Artística
fAUNA | habitat de criação - Teatro da Didascália.

ESPECTÁCULO CRIADO COM O APOIO DA BOLSA AMÉLIA REY COLAÇO, UMA INICIATIVA DO TEATRO NACIONAL D. MARIA II, CENTRO CULTURAL VILA FLOR, O ESPAÇO DO TEMPO E TEATRO VIRIATO.

Sara Inês Gigante. Criadora e actriz. Minhota. Nasceu em 1994 em Viana do Castelo. Formou-se na ACE e na ESTC. Em 2017/2018 estagiou como actriz no Teatro Nacional D.Maria II. Como intérprete trabalhou com Pedro Frias, Jorge Silva Melo Bruno Bravo, Nuno Nunes, Gustavo Ciríaco, Pedro Gil, Raquel Castro, entre outros. Fez assistência de encenação a Tiago Guedes, Catarina Requeijo e Raquel Castro. Como criadora fez o espectáculo YOLO e Massa Mãe.

Sara Inês Gigante

Newsletter