O amor, a admiração, o fulgor. Eis-nos aqui, neste momento de consagração, onde relembramos que aqui jaz o verdadeiro motivo desta comemoração coletiva - embora sem a noção exata de que comemoração se trata. Feriados e homenagens, nascimentos e mortes, casamentos e batizados: o que querer mais? São tantas datas, tantas festas, e em todas elas o mesmo amor, a mesma admiração, o mesmo fulgor. Morre alguém e nasce um feriado. Como não amar?

E assim vamos continuando a celebrar o rural, o popular, o folclórico, as lindas imagens da romântica ruralidade. Haverá algo melhor? 

That’s All, Folks! é um espetáculo sobre efemérides, sobre memória coletiva, sobre lembrar e imortalizar. Não é mais que perfeito? 

Aqui revisitam-se datas, mapeiam-se acontecimentos e imagens que populam o nosso imaginário, e que nos ensinam o que amar, o que odiar ou quem evitar. Que ideias estão contidas nestas celebrações? Celebramos para não esquecer – mas o que celebramos de facto? Quem decide o que deve ser esquecido? Quem define esta narrativa comum? 

Ficha Artística / Técnica

Criação
Plataforma285

Direção artística e texto
Cecília Henriques e Raimundo Cosme

Interpretação
Cecília Henriques e intérprete a definir

Direção Musical
Cigarra

Cocriação e figurinos
Inês Ariana

Cocriação e cenografia
Bruno José Silva

Design de luz
Daniel Worm

Fotografias
Joana Correia

Vídeo
Ana Ladislau

Cocriação e Direção de Produção
Raquel Bravo

Assistência de Produção
Mariana Sá Marques

Parceiros para residências artísticas
União de Freguesias de A dos Cunhados e Maceira, Junta de freguesia da Silveira, União de Freguesias de Campelos e Outeiro da Cabeça, Junta de Freguesia do Ramalhal, Associação Pro-Memória

Produção
Plataforma285

Coprodutores
São Luiz Teatro Municipal, Câmara Municipal de Torres Vedras, RTP

Residências
Cão Solteiro Residências 120, O Espaço do Tempo, Casa Varela

Apoios
Câmara Municipal de Lisboa, Câmara Municipal de Pombal


A Plataforma285 é uma estrutura associada de Cão Solteiro e de Appleton - Associação Cultural

That’s All, Folks! integrou a candidatura da Plataforma285 aos Apoios Sustentados da DGArtes 2023/24, pontuada com 79,43% sem apoio por falta de verba. Foi também proposto a Apoio a Projeto DGArtes 2023, pontuado com 85,75% sem apoio por falta de verba.

© Plataforma 285

A Plataforma285 é um coletivo multidisciplinar, fundado em 2011 e sediado em Lisboa, com o intuito de criar espetáculos de teatro. Trabalhando em regime de colaboração criativa, a companhia desenvolveu 21 criações tendo-se já colaborado com instituições como CCB, Culturgest, maat, Teatro Nacional D.Maria II, São Luiz Teatro Municipal, A Oficina, Teatro Aveirense, Serralves, entre outras. O seu trabalho distingue-se pelo desenvolvimento de uma dramaturgia original, assente na procura da não teatralidade e de novas linguagens criativas. Pretendem um trabalho autoral,através de modelos de trabalho colaborativo, procurando a intertextualidade e a construção de realidades habitadas por intérpretes (não por personagens). 

O São Luiz Teatro Municipal já coproduziu os espetáculos Os livros do Rei e No escuro.

Plataforma285

Newsletter