PT | EN

Finite Jest é uma nova performance a solo sobre comédia, tragédia e morte. É uma anatomia da Piada. A Piada é que toda a gente morre. A questão é: podemos rir disso? Em conjunto? Num teatro? A suspeita de Melanie Jame Wolf é que precisamos de o fazer.

A obra explora o stand-up comedy enquanto fórmula. No stand-up, quando uma piada falha, diz-se que o/a/e comediante “morreu em palco”; stand-up, drop dead. Finite Jest desenvolve ideias e personagens do ensaio experimental The Mean Well, escrito por Wolf, em 2024, para a Delfi Magazin. Baseado na experiência da artista com o cancro da mama, o ensaio investiga como a ausência de guias sociais para lidar com a morte e a doença pode gerar falhas na coesão e no cuidado material, tanto enquanto sociedade quanto nas relações pessoais. Examina ainda como o desejo de algumas pessoas de serem boas pessoas pode partir de um mau lugar e, ironicamente, atrapalhar a utilidade prática em situações de emergência.

Ficha Artística / Técnica

Conceito, texto, coreografia, design, som e performance
Melanie Jame Wolf

Dramaturgia
Louise Trueheart

Desenho de Luz e Olhar Externo
Agne Auzelyte

Uma produção de Melanie Jame Wolf / Savage Amusement, apoiada por Schwankhalle Bremen e com co-produção em residência d'O Espaço do Tempo

© Peter Rosemann

Melanie Jame Wolf cria obras, performances e textos sobre poder, persona e o fenómeno do show business: o liminar, o persuasivo, o ilusório, o encenado e o performativo no político, no teatral e no quotidiano. O seu trabalho explora as vulnerabilidades do momento ao vivo e o corpo como um enigma político indomável.O seu trabalho já foi apresentado em espaços como o Kunstmuseum Basel, KW Institute of Contemporary Art, The National: New Australian Art Biennial, Sophiensaele e KINDL Berlin.

 

 

 

 

 

 

 

 

Melanie Jame Wolf (AU)

Newsletter