PT | EN

Montemor, em Português, significa monte maior; Timur, em Paiwan, significa lugar que o coração anseia. 

Nascida e criada na comunidade tribal Timur, em Pingtung, Ljuzem Madiljin trabalhou durante dez anos no seu projeto de caminhada, Ljuzem's Walk, que é a sua viagem terapêutica que procura fazê-la chegar a si mesma bem como a um patamar de auto-cultivação para todass as pessoas que procuram alguma coisa na vida. As duas semanas n'O Espaço do Tempo coincidiram com a primeira residência artística de Ljuzem, bem como a sua primeira vez a visitar Portugal. Na sua pesquisa em Montemor-o-Novo, Ljuzem caminhou todos os dias pela cidade, entre o seu espaço de residência temporário, teatros e descobertas pela história e beleza escondidas em recantos de Montemor. No final da sua residência, Ljuzem convidou a comunidade a caminhar consigo desde o sítio pelo qual o seu coração anseia até aos momentos de diálogo e cuidado (re)descobertos 

"Cada passo é uma caminhada em reconstruir-me e um pouco de terapia, e cada passo é uma forma de redescobrir o meu passado, abraçar o meu presente e ver o meu futuro."  Ljuzem Madiljin

Apresentações Públicas

24 fevereiro, 16h00
ver mais

Ficha Artística / Técnica

Conceito, coreografia, música e performance
Ljuzem Madiljin

Olhar externo
Baru Madiljin

Sonoplastia e desenho de luz
Ljuzem Madiljin, Baru Madiljin

Flauta Nasal
Ljaucu Tapurakac

Dramaturgia, Produção
Gwen Hsin-Yi Chang

Videografia
Larissa Lewandoski

Fotografia
Carolina Lecoq

Operação Técnica
Alexandre Canhoto (O Espaço do Tempo)

Coprodução em Residência
O Espaço do Tempo

Agradecimentos especiais
Cavalo de Pau Decoração, Luísa Serôdio

Ljuzem Madiljim é a fundadora e diretora artística do Tjimur Dance Theatre. Após a sua licenciatura na Tainan University of Technology, e completado o mestrado em Indústrias Criativas e Culturais na National Pintung University, Ljuzem regressa à sua cidade-natal, Tjimur Village, em Pingtung County, onde começou a sua carreira enquanto professora e bailarina há mais de 15 anos. 

Fundado em 2006, o Tjimur Dance Theatre é a primeira companhia de dança moderna em Taiwan, dedicada à apresentação e promoção das estéticas e filosofias da cultura antiga Paiwan. De 2009 a 2021, coordenou 16 performances e liderou uma equipa que representou Taiwan na Europa e Ásia. Em 2014, foi pioneira na criação de um sistema de aprendizagem de dança contemporânea Paiwan, dedicada a explorar o método de respiração no canto e na dança Paiwan. 

Tem sido uma promessa de vida e o leam de Ljuzem continuar a aprender e a abrir caminho para crianças índigenas voltarem à sua terra natal, o que fez com que estabelecesse a sua primeira companhia profissional de dança em Pingtung, tendo viajado por várias aldeias indígenas com o objetivo de partilhar a sua paixão e inspirar o público no sul de Taiwan. 

Ljuzem Madiljin (Tjimur Dance Theatre)

Newsletter