PT | EN

Dive Into You aborda tópicos urgentes tais como a descartabilidade e a crise ecológica através do corpo, traduzindo-os num trabalho de dança rebelde. A necessidade de restaurar activamente um processo curativo de cuidado e justiça decorre das experiências com e nos sistemas de poder.

Esta peça tem como inspiração os esboços de árvores de Gordon Matta Clark, artista americano (1943 - 1978). A árvore na consciência de Matta Clark é um ser que dança, um corpo bailarino, uma manifestação de energia. 

Em Dive Into You, Kat Válastur executa uma coreografia onde as suas ações, movimentos e gestos compõem um ritual que simbolicamente resulta numa transformação. Este ritual de dança não é sobre representação, mas sobre encontrar formas de interligar simbolicamente os atributos biológicos da vida orgânica das árvores com aspetos económicos e mitológicos. Na narrativa de Ovid em Metamorphoses, por exemplo, onde Daphne "se transforma numa árvore", este mito comunica com fatores económicos da indústria e produtos feitos de madeira. O corpo feminino é um agente activo na materialização da vida, tornando-se o meio através do qual a coexistência ficcional actua através de um ritual, criando a condição e o espaço para um certo estado que procura interligar na nossa consciência e corações a noção de ternura.

Ficha Artística / Técnica

Conceito & Coreografia
Kat Válastur

Performance
Kat Válastur

Música
Aho Ssan

Desenho de Luz e Direção Técnica
Martin Beeretz

Sonoplastia
Davide Luciani

Assistência à coreografia
Michalis Angelidis

Cenário
Nadja Sofie Eller

Figurinos
Nina Krainer und Marie Gerstenberger / werkstattkollektiv / 

Vídeo & Edição
Ethan Folk, Nadja Krüger

Trailer de Animação
Erifili Doukeli

Apoio à dramaturgia
Filippos Telesto

Produção Executiva
Saskia Schoenmaker

Tour
Mascha Euchner-Martinez

Produção
Kat Válastur

Co-produção
HAU Hebbel am Ufer, Centre chorégraphique national de Grenoble e O ESPAÇO DO TEMPO

Financiado pelo Berlin Senate Department for Culture e pela Europe and NPN performance Network

© Nysos Vasilopoulos

Kat Válastur é uma coreógrafa grega que vive e trabalha em Berlim. Usando o mítico como ferramenta, ela traz o arcaico para o contexto contemporâneo para explorar como pode ser relembrado e usado como força transformadora quando exposto a uma nova perspectiva e visão. Para Válastur, este é o olhar feminino. Um olhar que carrega a selvajaria e o calor do Sul e do Arquipélago Egeu de onde ela vem, e um olhar que procura resistir aos sistemas de poder que continuam a assombrá-lo e atormentá-lo. Numa condição coreográfica onde o tempo é não linear e passado, presente e futuro coexistem, ocorre um processo intenso e especulativo, transmitindo uma sensação de urgência por uma transformação física e espiritual.

Kat Válastur (GR)

Newsletter