PT | EN

Sobre o Fim parte do término de uma relação amorosa, que se torna uma reflexão acerca da ideia de fim, individual e coletivo. O projeto investiga territórios de intersecção entre Humanos e Plantas, uma espécie de memória botânica, criando uma alucinação conjunta que resulta na ficção possível deste encontro. O fim não é apenas um ponto de rutura, mas uma abertura para novas ficções que emergem do colapso.O espaço cénico explora a performatividade botânica e integra plantas carnívoras, plantas afrodisíacas, plantas que propiciam os sonhos e plantas com propriedades curativas. O espaço sonoro é integralmente composto a partir dos sons emitidos pelas plantas, misturando sons pré-gravados e sons emitidos em tempo real.

Ficha Artística / Técnica

Direção artística
Gio Lourenço e Sofia Berberan

Sonoplastia
Ágatha Barbosa e Marcelo Lopes

Dramaturgia
Coletiva com coordenação de Cláudia Madeira

Espaço cénico
Joana Fins Faria

Apoio ao movimento
Teresa Noronha Feio

Co-produção em Residência
O Espaço do Tempo

© Sofia Berberan

Gio Lourenço é ator, performer e fundador e ator residente do Teatro GRIOT. Como criador, desenvolveu PRETA, apresentada na 17.º Bienal de Veneza (2021). Participou, como intérprete-coreógrafo, no projeto Charging Change, apresentado na Documenta15. Criou e interpretou o espetáculo Boca Fala Tropa. Participou em Passa Folhas, de Vânia Gala, que representou oficialmente Portugal na 60.ª Exposição Internacional de Arte - La Biennale di Venezia 2024.

Sofia Berberan é curadora e artista visual. Investiga na sua prática artística a relação entre as artes visuais, a performance e a botânica. Desenvolveu vários projetos em espaços não convencionais, problematizando a relação do humano com o vegetal.

 

 

 

 

 

 

Gio Lourenço & Sofia Berberan (AO/PT)

Newsletter