PT | EN

PACAP 8 – Programa Avançado de Criação em Artes Performativas
Mystery School of Choreography

Cada novo começo
leva-nos a um mistério.
Cada começo transporta
esse potencial do desconhecido.
Está relacionado com a forma
como nos movemos,
como ouvimos, como escutamos,
como passamos tempo com algo,
como vemos o que nos rodeia.”
Meg Stuart

 

Para a 8.ª edição do PACAP, o Forum Dança convidou a coreógrafa Meg Stuart como curadora, que propôs realizar a primeira edição de Mystery School of Choreography em Portugal, em colaboração com Ana Rocha e outros artistas convidados.

PACAP 8 | Mystery School of Choreography (MYS) é um programa de estudos experimentais para artistas performativos. É um lugar interdisciplinar onde o fascínio pelo metafísico se entrelaça com a composição, a coreografia e a criação artística. É um passo em direção a uma compreensão mais profunda da aprendizagem, da prática e da ativação de conhecimentos que estão frequentemente presentes nas artes performativas, mas que não são diretamente abordados.

Ficha Artística / Técnica

Direção Artística e conceito MYS
Meg Stuart

Colaboração Artística PACAP 8 | MYS
Ana Rocha

Produção
Forum Dança

Coprodução PACAP 8
Teatro do Bairro Alto, Culturgest, Anda & Fala | Walk e Talk

Coprodução em Residência PACAP 8
O Espaço do Tempo

Apoios PACAP 8
Alkantara, Casa da Dança – Almada, Fundação GDA, Kees Eijrond Foundation, OPART, E.P.E/Estúdios Victor Córdon, O Rumo do Fumo, Piscina

Participantes PACAP 8
Ana Szopa (PL), António Bollaño (PT), Arash Khakpour (IR), Emily da Silva (BR), Guillermo Tarasewicz (UY), Isabela Rossi (BR/IT), iSSiE – iSaAc (EC), Julia Kosałka (PL), Kaya Freeman (PT), María Ibarretxe (ES), Martha Kotsia (GR), Michiru Shin (JP), Natacha Campos (PT), Raul Aranha (IN), Salomé Pham-Van-Hué (FR), Sepideh Khodarahmi (SE/IR), Śomi Śniegocka (PL), Therese Bendjus (DE), Tiago Vieira (PT).

© Camille Blake

MEG STUART. Coreógrafa, realizadora e bailarina, vive e trabalha em Berlim e Bruxelas. Com a sua companhia, Damaged Goods, fundada em 1994, criou mais de trinta produções, que vão desde solos e duetos a peças de grupo, trabalhos de vídeo, criações site-specific e projetos de improvisação. O seu trabalho move-se livremente entre os géneros da dança, do teatro e das artes visuais, impulsionado por um diálogo contínuo com artistas de diferentes disciplinas. Através de ficções e camadas narrativas em constante mudança, Meg Stuart explora a dança como uma fonte de cura e uma forma de transformar o tecido social. A improvisação é uma parte importante da sua prática, como estratégia para se mover a partir de estados físicos e emocionais ou da memória dos mesmos. Tem recebido diversos prémios pelo seu trabalho, nomeadamente o Leão de Ouro de Carreira na Biennale di Venezia em 2018 e foi agraciada com a Guggenheim Fellowship em 2023.

FORUM DANÇA é uma associação cultural sem fins lucrativos criada em 1990, dedicada à promoção da dança contemporânea. Atua na formação, investigação, edição e documentação, desenvolvendo projetos pedagógicos, residências, apresentações, workshops e aulas para públicos profissionais e amadores. É financiada pelo Ministério da Cultura/DGArtes e pela Câmara Municipal de Lisboa, e integra a REDE – Associação de Estruturas para a Dança Contemporânea.

Forum Dança

Newsletter