PT | EN

Habitamos uma espiral corrosiva de destruição. Observamos o corpo de forma simplista e corremos atrás da produção de um outro corpo. Este não está bom. Somos contaminados pela norma vigente que só existe no lugar da opressão. Este corpo não serve. Chafurdamos tais figuras excluídas no curral porque nunca nada é suficiente. Neste cenário imaginado, o ferro conta a sua história no corpo, dura e violenta, mas há excrementos por todo o lado e vivemos no paraíso.

UTOPIA, de Diana Niepce, é uma performance duracional sustentada na operação duma linguagem violenta desenvolvida em torno dos limites físicos.

Apresentações Públicas

27 janeiro, 21h30
ver mais

Ficha Artística / Técnica

Direcção artística/Criação
Diana Niepce

Interpretação
Ana de Oliveira e Silva, Diana Niepce, Inês Cóias, Tiago Barbosa e Tiago Mateus

Desenho de luz
Carlos Ramos

Sonoplastia
Gonçalo Alegria

Cenografia
Franko B

Figurinista
Silvana Ivaldi

Fotografia
Alípio Padilha

Interprete LGP
a definir

Assistente de produção
Nuno Pratas

Produção
Terra Amarela

Apoios
Alkantara, Biblioteca de Marvila – CML, O Espaço do Tempo

Co-produção
Teatro do Bairro Alto e Teatro Municipal do Porto – DDD 2024

© Alípio Padilha

Diana Niepce é bailarina, coreógrafa e escritora. Formou-se na Escola Superior de Dança, fez Erasmus na Teatterikorkeakoulun (em Helsínquia), fez Mestrado em Arte e Comunicação na Universidade Nova de Lisboa, completou a formação CPGAE do Forum Dança e é também professora habilitada de hatha-yoga.

É artista associada do Espaço do Tempo e criadora da peça de circo contemporâneo “Forgotten Fog” (2015) e das peças de dança “Raw a nude” (2019), “12 979 Dias” (2019), "Dueto" (2020), "T4" (2020), “Anda, Diana” (Prémio SPA, 2021) e “O outro lado da dança” (2022). Enquanto bailarina e performer colaborou com o Bal-Moderne - Companhia Rosas, Felix Ruckert, Willi Dorner, António Tagliarini, Daria Deflorian, La fura del baus, May Joseph, Sofia Varino, Miira Sippola, Jérôme Bel, Ana Borralho e João Galante, Ana Rita Barata e Pedro Sena Nunes, Mariana Tengner Barros, Rui Catalão, Rafael Alvarez, Adam Benjamin, Diana de Sousa e Justyna Wielgus. Curadora e formadora da Formação de introdução às artes performativas para artistas com deficiência (2020), Fora da Norma (2023) na Biblioteca de Marvila/CML e Cineteatro Louletano, e actualmente NORMA com TNDMII. 

Publicou um artigo no livro “Anne Teresa de Keersmaeker em Lisboa” (ed. Egeac/INCM), o conto infantil “Bayadére” (ed. CNB), o poema “2014” na revista Flanzine, o artigo “Experimentar o corpo” no jornal de artes performativas Coreia, o livro “Anda, Diana” (ed. Sistema Solar) e da história "Partidos e fedidos, são os calhaus." para a Rota Memorial do Convento. Júri do prémio Acesso Cultura 2018 e Júri oficial do Festival - Inshadow 2018 e Júri do programa NCED – Eu solidarity 2021.

Diana Niepce

Newsletter