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A investigação Movement ⎯ Sound Dramaturgy é uma colaboração de duas semanas entre Catol Teixeira e Sandar Tun Tun. Esta pesquisa surge de uma peça coletiva de Catol Teixeira: Arrebentação ⎯ Zona de Derrama, Último Capítulo (2024).

Movement ⎯ Sound Dramaturgy apoia-se em materiais artísticos de trabalhos anteriores como movimento, poética e o imaginário. É a continuação de uma jornada experimental e percetiva, curiosa em explorar formas contemporâneas de dança em relação à linguagem aérea circense, às dimensões sonoras e aos gestos performativos.

O material de movimento e som é elaborado a partir de uma cosmologia de palavras e imagens, incluindo termos como provocação, anúncios, contradição, sincronicidade, queda e suspensão. Movement ⎯ Sound Dramaturgy lida com momentos que precedem uma mudança, uma queda ou um toque. É uma pesquisa dedicada a esses instantes de “cair numa mudança”. O trabalho procura mergulhar numa paisagem emocional diversa, conectada a esses momentos em que sentimos que algo está prestes a acontecer, ou talvez já tenha acontecido. Trabalha com uma perceção de tempo em constante curva, em constante queda, nunca capturada. Como quando algo já ocorreu e uma reminiscência pousa no corpo. Esses momentos brutos deixam uma sensação incorporada, semelhante a um sonho ou uma lembrança.

Catol e Sandar pretendem construir conversas guiadas por experiências pessoais que despertam estados emocionais orientadores do processo criativo. Onde som e movimento se encontram, a sua colaboração busca revelar reminiscências de experiências pessoais que possam ressoar em outros corpos, invocando imagens poéticas e convidando a perceber o espaço físico como um local de projeções sensíveis. Ambos utilizam os seus meios artísticos como um canal para navegar pela incorporação física, traduzindo-a em forma, mas também canalizando dúvidas e questões não resolvidas. Processados por meio de pesquisa de movimento e experimentações sonoras, o processo criativo torna-se um espaço de diálogo entre abordagens críticas e preocupações conceptuais que atravessam as práticas dos dois artistas.

Apresentações Públicas

14 fevereiro, 19h30
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Ficha Artística / Técnica

Criação e Performance
Catol Teixeira & Sandar Tun Tun

Consultoria de Rigging
Rive Vayrou

Administração e Produção
Rabea Grand

Disseminação
Jerome Pique

Produção
Association UÀ

Co-produção em Residência
O Espaço do Tempo

CATOL TEIXEIRA. Performer e coreógrafe nascido em Porto Alegre, Brasil, em 1993, que já viveu e trabalhou no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salzburgo, Berlim e atualmente reside em Genebra, Suíça. É bacharel em dança contemporânea pela La Manufacture (2021), Lausanne. Catol trabalhou como intérprete para diversos grupos de dança e circo no Brasil entre 2011 e 2016. Em 2016-2017, integrou o "Bodhi Project"/SEAD, em Salzburgo, e o "ROAR", em Berlim. Foi artista residente no Ponderosa Tanzland. A sua primeira obra a solo, La Peau Entre Les Doigts, aborda questões relacionadas com orientação e olhar. O trabalho mais recente de Catol, Clashes Licking, estreou em novembro de 2022 no Théâtre de l’Usine, na Plataforma Émergentia.

SANDAR TUN TUN. Constrói o seu trabalho em torno da fabulação, de novas alianças e trajetórias colaborativas. Artista, DJ e compositore, desenvolve uma prática sonora, espacial e performativa focada na escuta como uma resposta crítica e sensível. Os seus projetos já foram apresentados em espaços de arte, teatros e festivais, incluindo Centre d’art contemporain (Genebra), Istituto Svizzero (Roma), Beursschouwburg (Bruxelas), Actoral (Marselha), Friche la Belle de Mai (Marselha), La Villa Arson (Nice), Tanzhaus (Zurique), La Casa Encendida (Madrid), Oscillation Festival (Bruxelas), FdS (Lausanne), Les Urbaines (Lausanne), Parallèle (Marselha), CAC Bretigny (Bretigny) e La Becque (La Tour-de-Peilz).

Catol Teixeira & Sandar Tun Tun (BR/CH)

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