A investigação Movement ⎯ Sound Dramaturgy é uma colaboração de duas semanas entre Catol Teixeira e Sandar Tun Tun. Esta pesquisa surge de uma peça coletiva de Catol Teixeira: Arrebentação ⎯ Zona de Derrama, Último Capítulo (2024).
Movement ⎯ Sound Dramaturgy apoia-se em materiais artísticos de trabalhos anteriores como movimento, poética e o imaginário. É a continuação de uma jornada experimental e percetiva, curiosa em explorar formas contemporâneas de dança em relação à linguagem aérea circense, às dimensões sonoras e aos gestos performativos.
O material de movimento e som é elaborado a partir de uma cosmologia de palavras e imagens, incluindo termos como provocação, anúncios, contradição, sincronicidade, queda e suspensão. Movement ⎯ Sound Dramaturgy lida com momentos que precedem uma mudança, uma queda ou um toque. É uma pesquisa dedicada a esses instantes de “cair numa mudança”. O trabalho procura mergulhar numa paisagem emocional diversa, conectada a esses momentos em que sentimos que algo está prestes a acontecer, ou talvez já tenha acontecido. Trabalha com uma perceção de tempo em constante curva, em constante queda, nunca capturada. Como quando algo já ocorreu e uma reminiscência pousa no corpo. Esses momentos brutos deixam uma sensação incorporada, semelhante a um sonho ou uma lembrança.
Catol e Sandar pretendem construir conversas guiadas por experiências pessoais que despertam estados emocionais orientadores do processo criativo. Onde som e movimento se encontram, a sua colaboração busca revelar reminiscências de experiências pessoais que possam ressoar em outros corpos, invocando imagens poéticas e convidando a perceber o espaço físico como um local de projeções sensíveis. Ambos utilizam os seus meios artísticos como um canal para navegar pela incorporação física, traduzindo-a em forma, mas também canalizando dúvidas e questões não resolvidas. Processados por meio de pesquisa de movimento e experimentações sonoras, o processo criativo torna-se um espaço de diálogo entre abordagens críticas e preocupações conceptuais que atravessam as práticas dos dois artistas.