PT | EN

Foi numa esfera armadilhada, toda enquinada, sem castelo à vista, sob o cetim do azul sem andorinhas, que partiram de Lisboa. Descobriram pouca coisa, e não aprenderam nada. Não tanto de grandeza, nem tampouco de valor, se compôs esta viagem – foi sobretudo sangue, suor e lágrimas. E tão pouco desse sal veio sequer de Portugal. Foram acabar por encalhar nuns baixos discursos. Reza a lenda que ainda hoje esses náufragos insistem que é ali, perdida em alto mar, que reside a sua história.

Nau Nau, Maria, a partir da História Trágico-Marítima, propõe-se como uma viagem atribulada por esta que foi a mais magna desventura portuguesa.

Ficha Artística / Técnica

Criação e direção
Alice Azevedo

Com
Cire Ndiaye, Nuno Pinheiro

Dramaturgia
Alice Azevedo, Cristina Carvalhal, Leonor Buescu

Cenografia e figurinos
Daniela Cardante

Design de iluminação
Carolina Caramelo

Desenho de som
Isaac Veloso

Assistência de encenação
Ana Sampaio e Maia, Nuno Pinheiro

Elenco original
Cire Ndiaye, João Nunes Monteiro

Gestão
Bruno Reis

Direção de produção
Rita Faustino

Produção executiva
Célia Costa, Mariana Dixe

Residência
O Espaço do Tempo, Amarelo Silvestre, Oficina / CCC, Comuna Teatro de Pesquisa

Produção
Causas Comuns

Coprodução
Teatro Nacional D. Maria II

Parceria
BPI e Fundação "la Caixa"

Apoio
RTP

Agradecimentos
Maria Gonzaga

© Sónia Godinho

Alice Azevedo é licenciada em Estudos Artísticos – Artes do Espectáculo pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Frequenta atualmente o Mestrado em Estética e Estudos Artísticos da NOVA FCSH. Em 2022, criou Literatura de Sodoma e de Safo, se faz favor, leituras encenadas apresentadas no festival 5L. Criou a Declaração do Dia Mundial do Teatro para o São Luiz Teatro Municipal em 2021. Cocriou no mesmo ano com Lila Tiago NŌS SUNT – Uma Exibição para o Festival Interferências, bem como em 2020 Tágides Exemplares para o TBA. Enquanto atriz, foi em 2021 a Papisa Joana na peça Top Girls, no Teatro Nacional D. Maria II. Integrou as produções da companhia Sai de Cena entre 2015 e 2018.

Alice Azevedo

Newsletter