PT | EN

Duas mulheres comem num parque, à porta de uma casa ou num pátio. Partilham um espaço quotidiano comum, uma conversa, a intimidade do silêncio. De repente, o canto e a dança irrompem no mundo ordinário e introduzem a magia. Num tempo suspenso e enigmático, a coreografia nasce como um redemoinho delicado até se tornar turbilhão. Um sapateado que se queixa e ri em loop. Um canto que não pára, que se eleva e envolve o espaço.

O Taranto, enquanto estilo de flamenco, tem a sua origem na zona mineira de Almería, em Espanha. Na sua origem, é um cante primitivo, simples, seco, sem guitarra, que nasceu da necessidade de cantar livremente. Nesta peça de investigação cénica, há uma nudez que nos acompanha e com a qual experimentamos. Respeitando a estrutura do tablao tradicional, investigamos como o encontro entre a dança e o cante pode abrir espaço ao aleatório e transformar-se. A partir do silêncio, sem instrumentação, iniciamos uma conversa entre a voz e o corpo, deixando o acaso intervir. A chamada à dança explora os quejíos do taranto para que as coreografias se transformem por contágio, incorporando tudo o que surge do dançar e do cantar.

Na linguagem cénica enquadrada nas novas dramaturgias, aprofundamos a investigação do corpo e a surpresa do cante nu. Sem procurar algo concreto, surgem gestos irreverentes, humor e acaso. A dança e o cante modificam-se sem se romperem totalmente e integramo-los, como na vida, para continuar a dançar.

11 outubro, 21h30

Aquirir bilhetes

Cineteatro Curvo Semedo ver mapa

A aquisição de bilhetes permite a entrada para Mercedes Mais Eu, de Janet Novás & Mercedes Peón, e Taranto Aleatorio, de María del Mar Suárez (La Chachi) com Lola Dolores. Ambos os espetáculos irão decorrer no mesmo dia, em formato de double-bill.

› 40min.
› Maiores de 6 anos

Entrada gratuita mediante reserva na BOL do Município de Montemor-o-Novo ou no Posto de Turismo.

© Yolanda Montiel
© Yolanda Montiel

Ficha Artística / Técnica

Direção, criação e performance
María del Mar Suárez La Chachi

Canto
Lola Dolores

Desenho de Luz
Azael Ferrer

Figurinos
Eva Hurtado

Olhar Externo
Jana Pacheco

Design Gráfico
Carmen Moreno

Distribuição / Produção
May Mora

MARÍA DEL MAR SUÁREZ LA CHACHI. Atriz e bailarina de Málaga, formada em flamenco, teatro físico, dramaturgia e dança contemporânea. O seu solo de estreia La gramática de los mamíferos (2017) recebeu 3 Prémios PAD. La Espera (2019) conquistou o Prémio Ateneo para Melhor Espetáculo de Dança. Entre os seus trabalhos destacam-se Merdellona, El Movimiento, El último acto de fe e Los inescalables Alpes, vencedor de Melhor Espetáculo de Dança nos Prémios Godot 2022.

LOLA DOLORES. Cantora e atriz de Córdoba, residente em Málaga, com uma paixão profunda pelo flamenco. Autodidata em estilos que vão do soul ao rock, estudou interpretação na ESAD Málaga e participou em diversas produções teatrais. Cantou com artistas como Diego Torres e La Mala Rodríguez, em digressões pela Europa e América. Atualmente integra a companhia La Pharmaco em Toná e participa em criações centradas no flamenco de María del Mar Suárez “La Chachi”.

Taranto Aleatorio

Newsletter