PT | EN

Falar de Mercedes Mais Eu implica inevitavelmente falar de desejo. Esse desejo que encontra razões para se projetar para além de um primeiro encontro, para se tornar reencontro, conversa, experiência, afeto... Persistir nesse desejo, que se atualiza ao atravessar o projeto, é sublinhar o que nos acontece em cada encontro. Mas é também aprofundar o que é nosso e o que é partilhado, para além do sujeito e do território. Ou, pelo menos, para além desse território escrito com maiúscula, hegemónico, que se impõe e nos constrói de fora para dentro, definindo os nossos limites através de formas e padrões que nada têm a ver com herança ou memória. Essa memória ou arquivo vivo que se atualiza com o desejo, afastando-nos da nossa própria imanência.

Mercedes Mais Eu é uma colaboração entre a artista Janet Novás e a compositora Mercedes Peón, na qual ambas exploram a relação particular que existe e se estabelece entre a dança e a sua música. Entre instrumentos, memórias, cantos e danças, emergem conceitos em diferentes estados de latência. Alguns, com forte conteúdo sociopolítico, estão presentes, desde objetos musicais, a coreográficos, e biográficos; outros, de natureza somática ou experiências quânticas, surgem nos pulsos, nos ritmos e nos tons, nas vozes e nas dinâmicas, nos silêncios, nas formas.

A obra, no feminino, é um híbrido entre música e dança, repleto de imagens evocativas. Está dividida em quatro secções, permitindo-lhe habitar diferentes arquiteturas ou enquadramentos, do mais teatral ao instalativo e museológico.

11 outubro, 21h30

Aquirir bilhetes

Cineteatro Curvo Semedo ver mapa

A aquisição de bilhetes permite a entrada para Mercedes Mais Eu, de Janet Novás & Mercedes Peón, e Taranto Aleatorio, de María del Mar Suárez (La Chachi) com Lola Dolores. Ambos os espetáculos irão decorrer no mesmo dia, em formato de double-bill.

› 50min.
› Maiores de 6 anos

Entrada gratuita mediante reserva na BOL do Município de Montemor-o-Novo ou no Posto de Turismo.

© Tristán Pérez-Martín
© Tristán Pérez-Martín
© Tristán Pérez-Martín
© Tristán Pérez-Martín
© Tristán Pérez-Martín

Ficha Artística / Técnica

Direção
Janet Novás

Criação e Interpretação
Mercedes Peón, Janet Novás

Dramaturgia
Ricardo Santana

Olhar Externo
Pablo Esbert

Composição Musical, conceito e letra
Mercedes Peón

Desenho de Luz
Cristina Bolívar

Sonoplastia
Ezequiel Orol

Figurinos
Juanita Rodríguez

Produção
Adriana Reyes

Apoio
Comunidad de Madrid, Centro Danza Canal, Graner Centro de Creació, Sede Losdedae

Agradecimentos
Jorge Rúa, Virginia Rota, Eduardo Bonito, Celso Giménez, Beatriz Calatrava, Lipi Herández, Laura Kumin.

Bailarina, performer e atriz, JANET NOVÁS estudou dança contemporânea em várias capitais europeias e, desde 2008, desenvolve projetos próprios, explorando corpo e voz numa linguagem pessoal. Premiada com o Goya de Melhor Atriz Revelação (2024) por O Corno, apresenta o seu trabalho em prestigiados festivais internacionais e colabora com artistas de diversas áreas. Alterna a criação e interpretação com a docência em Espanha, Europa, América Latina e Ásia.

Nascida em 1967, na Corunha, MERCEDES PEÓN começou aos 17 anos a recolher tradições musicais galegas, trabalho que aliou ao ensino e à apresentação do programa Luar. Colaborou com nomes como Carlos Núñez e Mano Negra e criou o tema da série Mareas Vivas. Com álbuns como Isué, Airú e Sihá, fundiu tradição e inovação, tornando-se referência internacional e uma das artistas mais originais da música espanhola.

Mercedes Mais Eu

Newsletter