Gran Bolero, do coreógrafo espanhol Jesús Rubio Gamo, traz-nos uma nova dimensão da famosa composição de Ravel. Nesta coreografia, seis bailarines de Madrid e seis bailarines de Barcelona juntam-se para revisitar a partitura composta por Maurice Ravel em 1928 como se tratasse de uma transcrição orquestral de uma dança tradicional espanhola. Coproduzida por duas das maiores casas de dança em Espanha – Teatros del Canal e Mercat de les Flors -, Gran Bolero é uma obra sobre o esforço e o prazer da resistência. Uma coreografia obstinada sobre a linha ténue que separa o prazer da exaustão. Uma dança para celebrar o tempo e o espaço que partilhamos.
Aquirir bilhetes
Cineteatro Curvo Semedo ver mapa
50min. • Maiores de 16 anos
Este espetáculo contém cenas de nudez integral.
Ficha Artística / Técnica
Conceito, direção artística e coreografia
Jesús Rubio Gamo
Intérpretes
Alberto Alonso, Eva Alonso, Albert Barros, Agnès Balfegó, Aurora Costanza, Maria Hernando, Joel Mesa, Danielle Mesquita, Ivan Montardit, Clara Pampyn, Carlos Peñalver, Raúl Pulido
Música
José Pablo Polo, basado em Boléro, de Maurice Ravel
Figurinos
Cecilia Molano
Desenho de Luz
David Picazo
Assistência à direção artística
Alicia Cabrero
Acompanhamento artístico
Elena Córdoba
Uma coprodução Mercat de les Flors / Teatros del Canal, com o apoio de Conde Duque Madrid e Universidad Complutense de Madrid.

Jesús Rubio Gamo é um bailarino e coreógrafo independente, residente em Madrid. Após estudar ballet, dança contemporânea, teatro e literatura, Jesús recebeu o apoio MAE-AECI para desenvolver estudos da dança num país estrangeiro. Mudou-se para Londres, onde concluiu o mestrado em Coreografia na Contemporary Dance School, em Londres. Fez também um mestrado em Estudos Performativos no Museo Nacional de Arte Reina Sofía, em Madrid. O seu trabalho já foi apresentado em festivais como Chantiers d’Europe (Théâtre de la Ville-Paris), Dancenet Sweeden, Festival de Otoño (Madrid), The Greenwich and Docklands, International Festival (London), FAEL (Lima), Les Plateaux (La Briquetterie-Paris), Birmingham International Dance Festival, ARC for Dance (Athens), International Theatre Amsterdam, Hay Festival e Romaeuropa Festival. Foi convidado a participar em vários projetos europeus tais como DanceWeb (ImpulsTanz 2010) e o Programme Tour, desenvolvido em 2011 por cinco centros coreográficos em França, Alemanha, Polónia, Espanha e Irlanda.
Jesús foi selecionado por dois anos consecutivos (2017 e 2018), pela Aerowaves como um dos 20 mais relevantes coreógrafos na Europa. Em 2020, a Rádio Nacional Espanhola concedeu-lhe o Prémio Ojo Crítico em dança.