A 2.ª edição do Seminário de Escrita Crítica para Artes Performativas, orientado por Rui Catalão, decorre nos dois fins-de-semana do #ETFEST, festival onde serão apresentados os projetos vencedores das Bolsas de Criação d’O Espaço do Tempo, com o apoio do BPI e da Fundação “la Caixa” - nos dias 15, 16 e 17 de novembro, e nos dias 29, 30 de novembro e 1 de dezembro.
A participação neste seminário é gratuita e O Espaço do Tempo garante pequeno-almoço, almoço e espaço de trabalho para as pessoas selecionadas. Os locais onde decorrerão as reuniões em grupo serão a Oficina Magina e o Centro Juvenil de Montemor-o-Novo. As críticas serão posteriormente publicadas no site d'O Espaço do Tempo e da Coffeepaste.
As candidaturas estão abertas até dia 27 de outubro.
SEMINÁRIO DE ESCRITA CRÍTICA PARA ARTES PERFORMATIVAS
OPINIÕES FORTES
Quando era ainda estudante, e fazia crítica de cinema no Jornal de Sintra, o meu editor Rogério Carapinha irritou-se com uma recensão que fiz a O Dia do Desespero, de Manoel de Oliveira. Era bastante claro que não tinha gostado, mas depois dava a entender que o filme era bom. Qual era a minha opinião, afinal?
Desde então, apercebi-me que a crítica não se faz para nos agarrarmos a ideias fixas. Para validar apenas o nosso gosto, revela-se pouco eficaz. A sua força está antes em ser um teste: à nossa inteligência; e à capacidade de nos abrirmos a uma sensibilidade para a qual não estávamos despertos. Tanto para quem escreve como para quem lê, a crítica destina-se a quem está disposto a mudar de opinião, ou pelo menos a matizá-la com nuances. Serve para expandir o sentido de gosto. Para Oscar Wilde, que a entendia como uma ferramenta civilizacional, era a crítica que tornava a cultura possível: “Pega na massa informe do trabalho criativo e destila-o, para chegar a uma essência mais elaborada.”
A crítica não está obrigada a sujeitar-se às intenções discursivas de quem fez a peça. Deve antes recriar, de forma personalizada, a experiência de como foi vê-la. Com a premissa de que um texto crítico é independente da obra que avalia (ou seja, deve ser compreensível e esclarecedor até por quem não a viu), o seminário Opiniões Fortes é um treino para os participantes fundamentarem as suas opiniões com argumentos válidos e uma prosa esclarecida. Concisa. De leitura agradável. Sem receio de melindrar quem está envolvido na obra avaliada. ⎯ Rui Catalão
Local: O Espaço do Tempo
Número máximo de participantes: 8 pessoas
Inscrições: Gratuitas
Programa completo aqui.
Formulário de inscrição aqui.
Para mais informações, contactar info@oespacodotempo.pt.
© Fotografia de Bruno Simão / Futurama - Ecossistema Cultural e Artístico do Baixo Alentejo