A DGARTES e a Internationale Tanzmesse nrw assinaram um acordo de cooperação internacional para a primeira participação portuguesa na próxima edição deste prestigiado evento no domínio da dança, que terá lugar entre 28 e 31 de agosto de 2024, em vários espaços da cidade de Düsseldorf, na Alemanha.
A participação portuguesa na edição de 2024, assegurada pela DGARTES em parceria com O Espaço do Tempo e o Teatro Municipal do Porto, inclui a programação de apresentações ao vivo e a instalação de um espaço expositivo, onde se farão representar coreógrafos e bailarinos portugueses, numa oportunidade única para a divulgação de produções nacionais e circulação de artistas e obras portuguesas no domínio da dança.
O programa geral da Tanzmesse está estruturado em três secções: Agora, Talk & Connect e Performance. Para esta última, foram selecionadas, via open call, 19 apresentações, em que se incluem dois projetos portugueses:
Desta participação consta, ainda, a presença de um projeto português na vertente Open Studios, bem como uma delegação portuguesa com cerca de duas dezenas de profissionais, incluindo representantes d'O Espaço do Tempo e do Teatro Municipal do Porto. A Tanzmesse prevê a divulgação destas informações e do programa completo no início do mês de junho.
Esta presença portuguesa, pela sua dimensão e diversidade, constitui uma oportunidade única para o desenvolvimento de parcerias e dinâmicas de colaboração entre as delegações e artistas participantes, e ilustra o empenho da DGARTES e respetivos parceiros na promoção da internacionalização da dança e cultura portuguesas e no apoio à presença de artistas e entidades artísticas portuguesas em eventos e espaço de distinção cultural e artística a nível mundial.
O programa da edição de 2024 da Tanzmesse está disponível aqui.
A International Tanzmesse nrw é o maior evento exclusivamente dedicado à dança contemporânea, ocorrendo em Düsseldorf (Alemanha) a cada dois anos. O evento procura promover a cooperação internacional e o contacto entre artistas e outros profissionais do setor, envolvendo mais de 50 países e cerca de 1500 expositores e visitantes. O conceito divide-se em espaços expositivos, apresentações de espetáculos, conversas, debates e oficinas.
+ Notícia original em https://www.dgartes.gov.pt/pt/noticia/7228