Na reflexão final da 1.ª edição do Encontro de Práticas de Sustentabilidade Ambiental, em 2024, emergiu a consciência de que, apesar das dúvidas que subsistem sobre o real peso e responsabilidade do setor cultural e artístico na crise climática, existe uma clara vontade de participar ativamente na resposta a este desafio. Reconheceu-se a urgência de parar, abrandar e repensar práticas, envolvendo as equipas e as comunidades nos futuros processos de adaptação. Destacou-se também a importância da colaboração entre estruturas, tanto na partilha e gestão de recursos como na construção conjunta de processos de pensamento-ação que permitam evoluir para práticas mais sustentáveis e estratégias eficazes de mitigação e adaptação.
Tornou-se evidente, assim, que a sustentabilidade vai muito além de medidas técnicas imediatas: exige uma abordagem ampla, integrada e sensível aos contextos específicos. Só assim as soluções encontradas poderão responder de forma real e significativa aos problemas colocados pela emergência climática.
Em 2026, O Espaço do Tempo e a MARCA - ADL propõem um (re)encontro para, com o apoio dos valores e princípios da Nova Bauhaus Europeia (New European Bauhaus - NEB), revisitarmos o lugar onde estamos e desenharmos, em conjunto, os lugares onde queremos chegar.
A NEB — uma política europeia transdisciplinar que une ciência, tecnologia, arte e cultura — convida-nos a imaginar um futuro mais sustentável, inclusivo e belo, estimulando a cocriação e a construção colaborativa de soluções para desafios complexos. Vamos ancorar a nossa discussão usando os seus três valores indissociáveis — sustentabilidade, estética e inclusão — como ponto de partida e guia.
Este reencontro decorre nos dias 4 e 5 de fevereiro de 2026, no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Faria, em Montemor-o-Novo, uma organização d’O Espaço do Tempo em colaboração com a Marca - ADL.
A participação é gratuita mediante inscrição e será oferecido almoço a todas as pessoas participantes. Para mais informações, contactar info@oespacodotempo.pt.
Consultar programa completo aqui.
