Consideramos o tempo de formação como um momento privilegiado para experimentar e refletir sobre práticas artísticas. A nossa proposta é que esta experiência seja um espaço de partilha, aprendizagem, encontro e pesquisa, promovendo a criação de afinidades e novas cumplicidades.

Aproveitamos a oportunidade de fazer a programação deste curso para investir em alguns dos princípios e eixos que norteiam a nossa inscrição no campo artístico: a interpretação e o trabalho da presença em palco, o rigor e a urgência na criação artística, a relação entre entretenimento e pensamento, a composição e dramaturgia como eixos centrais na construção de uma obra e o cruzamento entre diferentes disciplinas artísticas. Iremos fazer um acompanhamento contínuo ao longo da duração do curso, ao mesmo tempo que contamos com a cumplicidade de um leque variado de artistas, que marcaram o nosso percurso, e contribuirão com novas perspectivas para o enriquecimento desta experiência.

O foco do programa estará no processo e nos encontros que ele possa promover, com vista a criar um espaço onde as relações artísticas se expandem e contaminam o nosso lugar identitário. Promover a experiência criativa num tempo mais dilatado que permita aprofundar as diferentes necessidades e encontrar novos impulsos que alimentarão cada projeto artístico futuro. Sem menosprezar a importância dos momentos de apresentação pública e de partilha, como gesto inerente à prática artística, queremos sobretudo privilegiar o espaço de reflexão e de experimentação, re-pensar a forma como vemos o que fazemos (what) e como (how) fazemos.

Sendo a colaboração uma das bases dos nossos trabalhos, queremos também propor diferentes formas de colaboração artística, contrariar a necessidade de uma assinatura individual a favor do lugar do outro, aquele que nos desafia, confronta e impele a ver de um outro modo, e promover a circularidade dentro de um processo ao poder representar diferentes papéis no seu interior (dramaturgia, assistência, interpretação, produção, etc.).

Uma formação com a duração de 6 meses é necessariamente um formato compacto, porém acreditamos que esta funcionará como um contentor de possibilidades que se poderão exprimir e fazer sentido no momento em que se realiza, mas sobretudo de criar ressonância para além desse tempo. Por vezes a digestão de experiências não é imediata e por isso a nossa prioridade é a de criar uma comunidade de pensamento e de ação que resista à finitude do tempo que este curso permite.

Ficha Artística / Técnica

Artistas
Eleonora Fabião, João Fiadeiro, Jonathan Burrows, Joris Lacoste, Leticia Skrycky & Santiago Rodriguez Tricot, Loïc Touzé, Luara Raio & Acauã Shereya El_Bandide, Marcelo Evelin, Mark Tompkins (a confirmar), Marlene Monteiro Freitas (a confirmar), Pedro Paiva e Vera Mantero.

Miguel Pereira © Fernanda Ruiz | Nuno Lucas © Rita França.

Associação cultural criada em 1990, com a missão de promover a dança contemporânea, através da formação, criação, investigação, edição e documentação. Desenvolve projetos pedagógicos, seminários, residências artísticas, apresentações informais, workshops e aulas regulares dirigidos a públicos profissionais e amadores, adultos e jovens. Financiada pelo Ministério da Cultura/Direção Geral das Artes e Câmara Municipal de Lisboa.

Curadoria de Miguel Pereira e Nuno Lucas (Fórum Dança)

Newsletter