PT | EN

Consideramos o tempo de formação como um momento privilegiado para experimentar e refletir sobre práticas artísticas. A nossa proposta é que esta experiência seja um espaço de partilha, aprendizagem, encontro e pesquisa, promovendo a criação de afinidades e novas cumplicidades.

Aproveitamos a oportunidade de fazer a programação deste curso para investir em alguns dos princípios e eixos que norteiam a nossa inscrição no campo artístico: a interpretação e o trabalho da presença em palco, o rigor e a urgência na criação artística, a relação entre entretenimento e pensamento, a composição e dramaturgia como eixos centrais na construção de uma obra e o cruzamento entre diferentes disciplinas artísticas. Iremos fazer um acompanhamento contínuo ao longo da duração do curso, ao mesmo tempo que contamos com a cumplicidade de um leque variado de artistas, que marcaram o nosso percurso, e contribuirão com novas perspectivas para o enriquecimento desta experiência.

O foco do programa estará no processo e nos encontros que ele possa promover, com vista a criar um espaço onde as relações artísticas se expandem e contaminam o nosso lugar identitário. Promover a experiência criativa num tempo mais dilatado que permita aprofundar as diferentes necessidades e encontrar novos impulsos que alimentarão cada projeto artístico futuro. Sem menosprezar a importância dos momentos de apresentação pública e de partilha, como gesto inerente à prática artística, queremos sobretudo privilegiar o espaço de reflexão e de experimentação, re-pensar a forma como vemos o que fazemos (what) e como (how) fazemos.

Sendo a colaboração uma das bases dos nossos trabalhos, queremos também propor diferentes formas de colaboração artística, contrariar a necessidade de uma assinatura individual a favor do lugar do outro, aquele que nos desafia, confronta e impele a ver de um outro modo, e promover a circularidade dentro de um processo ao poder representar diferentes papéis no seu interior (dramaturgia, assistência, interpretação, produção, etc.).

Uma formação com a duração de 6 meses é necessariamente um formato compacto, porém acreditamos que esta funcionará como um contentor de possibilidades que se poderão exprimir e fazer sentido no momento em que se realiza, mas sobretudo de criar ressonância para além desse tempo. Por vezes a digestão de experiências não é imediata e por isso a nossa prioridade é a de criar uma comunidade de pensamento e de ação que resista à finitude do tempo que este curso permite.

Ficha Artística / Técnica

Artistas PACAP 7
Aikaterini Giannouli, Beatriz Baião, Carlota Mantecón, Damien Najean, Frédéric Charpentier, Giulia Romitelli, Guillermina Gancio, Henri Kirsch, Jakob von Kietzell, Joana Duvet, Luna Anais, Mariia Byzova, Marina de Moraes, Maud Buckenmeyer, Minjin Lee, Renan Capivara e Sérgio Diogo Matias.

Acompanhamento artístico
Miguel Pereira e Nuno Lucas

Produção
Forum Dança

Coprodução
Teatro do Bairro Alto

Coprodução em Residência
O Espaço do Tempo

Apoios
Alkantara, Casa da Dança – Almada, Fundação GDA, OPART, E.P.E/Estúdios Victor Córdon, O Rumo do Fumo, Piscina

O Forum Dança é financiado pelo Ministério da Cultura/ Direção-Geral das Artes e pela Câmara Municipal de Lisboa

Miguel Pereira © Fernanda Ruiz | Nuno Lucas © Rita França.

Associação cultural criada em 1990, com a missão de promover a dança contemporânea, através da formação, criação, investigação, edição e documentação. Desenvolve projetos pedagógicos, seminários, residências artísticas, apresentações informais, workshops e aulas regulares dirigidos a públicos profissionais e amadores, adultos e jovens. Financiada pelo Ministério da Cultura/Direção Geral das Artes e Câmara Municipal de Lisboa.

Curadoria de Miguel Pereira e Nuno Lucas (Forum Dança)

Newsletter