O espaço teatral é ocupado por agentes humanos e não humanos. Ainda que as referências sejam reconhecíveis, procura-se abrir espaço para a abstração. Especula-se acerca de ideias mais ou menos rigorosas de automação, sem cronologia, sentido ou ficção. COSMIC STAGE/PHASE resulta de uma colaboração entre artistas provenientes de diferentes disciplinas, procurando o cruzamento de linguagens na construção do dispositivo performativo. Apresenta um percurso dramatúrgico que promove a fusão entre o espaço da performance e da instalação, que contribui para a reflexão sobre arte e tecnologia.
Ficha Artística / Técnica
Criação
Ana Libório, Bruno José Silva e João Estevens
Cocriação
André Loubet, Gonçalo Alegria, Joana Mário e Tânia Geiroto Marcelino
Apoio técnico e operação de luz
Roger Madureira
Metalurgia criativa
Damião Silva
Fotografia e vídeo
MANA A MANA
Produção
Arraial Cósmico
Residências artísticas
O Espaço do Tempo, Rua das Gaivotas 6/Teatro Praga, Pólo Cultural Gaivotas Boavista/Câmara Municipal de Lisboa, Centro Cultural Malaposta/Minutos Redondos/Câmara Municipal de Odivelas, Cão Solteiro, Residências 120, Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo
Coprodução
Bolsa de Criação O Espaço do Tempo, com o apoio do BPI e da Fundação ”la Caixa”, Festival Temps D’Images
Financiamento
Teatro Nacional D. Maria II, Fundação GDA
Projeto criado no âmbito do programa Antecipar o Futuro, uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II, com o apoio da NTT DATA e em parceria com O Espaço do Tempo.
Agradecimentos
Carlos Cardoso e S4RA
A Associação Cultural Arraial Cósmico foi fundada por um grupo de artistas, em Lisboa, em 2021, de modo a mediar e articular áreas artísticas dedicadas à produção, curadoria e criação de eventos/objetos artísticos. Assim sendo, dedica a sua atividade à realização de espetáculos de teatro e performance, debates, encontros e partilhas de práticas artísticas com a comunidade geral. Tem como génese a promoção de expressões artísticas transdisciplinares, linguagens e estéticas dissidentes, valorizando assim a criação artística experimental. Da associação fazem parte um grupo de artistas provenientes de várias áreas, desde o teatro, a dança, a performance, o vídeo, e o cinema. Tem como foco a inclusividade no que diz respeito a expressões de identidade(s), a elevação da(s) comunidade(s) onde se insere, perspectivando também a salvaguarda de direitos de artistas e investigadores, apoiando trabalhos de investigação de real interesse para o levantamento e fruição das potencialidades culturais.