PT | EN

Programação Pública

Imersão é um projeto anual interdisciplinar da Queer Art Lab que se apresenta como um laboratório de criação artística direcionado a pessoas LGBTQI+. No dia 18 de maio, a partir das 18h00, Dai Ida, Izabel Nejur, Luan Okun e Suh apresentam os seus projetos depois de uma semana em residência artística com mentoria de Tiago Cadete. 

Imersão - Laboratórios de Criação Artística

Queer Art Lab

Esta oficina é um convite para nos sentarmos à mesa, conversar, discutir, conspirar e comer. Não falta uma ementa com pratos deliciosos e politicamente apetitosos, através dos quais experimentamos formas de governo e personagens diretamente saídas de todo o mundo e de todos os tempos, como aquela que se desloca vagarosamente nas malhas do sistema, a tartaruga Burocracia.

É Bom Mandar?

Catarina Requeijo e Inês Barahona / Formiga Atómica

AMI.LCAR é um espetáculo inspirado na vida e obra do pensador de um dos maiores líderes de todos os tempos ⎯ Amílcar Cabral

AMI.LCAR

Djam Neguin

Convidamos todas as pessoas que frequentam as nossas atividades, espetáculos e ensaios abertos a estarem presentes para que possamos conversar, discutir e refletir sobre os objetos artísticos que vão sendo apresentados pel’O Espaço do Tempo em Montemor-o-Novo. A próxima sessão é no dia 3 de maio.

3.º Encontro

Colectivo de Espectadores d'O Espaço do Tempo

O mundo está constantemente a escapar-nos. O presente é um lugar de disputa entre o passado vivido e o futuro por vir. Como pensar o corpo e o seu movimento como um rastro e ao mesmo tempo uma projecção?

vida e obra

João dos Santos Martins

A Pedra, a Mágoa, parte da observação de pedreiras abandonadas em território nacional, analisando a aceleração de decomposição dos espaços em imagens e comparando-as à ideia social do conceito Família. 

A Pedra, a Mágoa

Daniel Matos / CAMA a.C.

Onyx é um ritual onírico de vácuo e presença, a pausa antes do caos e o próprio caos. Torna turva as fronteiras entre intervenção e sonho, na construção de metáforas, carregadas de silêncio, barulho, informação não linear, peso e flutuação do tempo.

Onyx

Piny

you cannot unsee once you have seen.
aja monet

Desver

Joana Craveiro / Teatro do Vestido

O Estado do Tempo é uma iniciativa d’O Espaço do Tempo que compreende a realização de uma série de conversas e a publicação de uma coleção de zines sobre diversos assuntos do nosso tempo. No dia 6 de abril, falamos de Propriedade Privada e Direito à Habitação.

O Estado do Tempo

#1 Propriedade Privada e Direito à Habitação

Convidamos todas as pessoas que frequentam as nossas atividades, espetáculos e ensaios abertos a estarem presentes para que possamos conversar, discutir e refletir sobre os objetos artísticos que vão sendo apresentados pel’O Espaço do Tempo em Montemor-o-Novo. A próxima sessão é no dia 5 de abril*.

2.º Encontro

Colectivo de Espectadores d'O Espaço do Tempo

No próximo dia 27 de março, pelas 19h30, Diego Bragà abre portas à sua residência artística na Blackbox para falar um pouco sobre o seu processo artístico e que contará também com a mostra do filme Think About the Beautiful Future Ahead (2022).

Open Studio

Diego Bragà

Escrito com uma delicadeza e engenho únicos, Arte é um texto intemporal e fala-nos da complexidade, a fragilidade e a beleza das relações humanas.

Arte

Theatron

Blue Fluff / Buço Azul é uma oficina artística que parte do conto trágico do Barba Azul, destinada a adolescentes entre os 14 e os 16 anos. Irá decorrer em quatro sessões, de 5 a 8 de março, das 17h00 às 19h00. 

Blue Fluff / Buço Azul

Filipa Matta, Lígia Andrade, Mafalda Jacinto e Sara Vieira Marques

A beleza será convulsiva ou então não será […] será erótico-velada, explodente-fixa, mágico-circunstancial, ou não será beleza.” — André Breton, O Amor Louco (1937)

Explodente-fixa

Nuno Marques Pinto

Coreia é uma publicação de carácter experimental, crítico e discursivo a propósito das artes em geral, firmada numa relação umbilical com a dança. Para o lançamento do Coreia #10, contamos com a apresentação do seu director editorial, e da performance Nome de Filme, de Bibi Dória.

Lançamento do Jornal Coreia #10

A artista berlinense Dragana Bulut estará connosco na XL Box para falar um pouco sobre o seu processo artístico e coreográfico, após duas semanas em residência artística. Um projeto apoiado pelo FELD/LAB, uma iniciativa promovida pel'O Espaço do Tempo com o apoio do Goethe-Institut Portugal.

Open Studio

Dragana Bulut

Montemor, em Português, significa monte maior; Timur, em Paiwan, significa lugar que o coração anseia. 

A Caminhada de Ljuzem em Montemor-o-Novo

Ljuzem Madiljin (Tjimur Dance Theatre)

Convidamos todas as pessoas que frequentam as nossas atividades, espetáculos e ensaios abertos a estarem presentes para que possamos conversar, discutir e refletir sobre os objetos artísticos que vão sendo apresentados pel’O Espaço do Tempo em Montemor-o-Novo. A próxima sessão é no dia 23 de fevereiro.

1.º Encontro

Colectivo de Espectadores d'O Espaço do Tempo

Bug Ballet utiliza condições físicas, formas de ver e estar no mundo do insecto por forma a criar um ballet que celebra a vida do insecto numa era pós-humana.

Bug Ballet

Georg Bütow

É sobre o que se move, o que muda de lugar, o que é inconstante, o que não está fixo. Um espetáculo integrado no Ciclo para Todas as Famílias

#3 Movediço

Marta Cerqueira e Simão Costa

UTOPIA, de Diana Niepce, é uma performance duracional sustentada na operação duma linguagem violenta desenvolvida em torno dos limites físicos.

Utopia

Diana Niepce

Numa releitura feminista queer desta figura temida, as narrativas e imagens familiares que tão veementemente nos incitaram a ser cautelosos ao longo da história serão questionadas e abstraídas.

Sane Satan

Teresa Vittucci

A Banda da Sociedade Antiga Filarmónica Montemorense “Carlista”, em coprodução com O Espaço do Tempo, e na senda dos últimos Concertos de Ano Novo realizados no Cineteatro Curvo Semedo, propõe para tema do concerto de 2024 os Clássicos da Broadway. 

Clássicos da Broadway

Banda da Carlista

O Coral de São Domingos de Montemor-o-Novo regressa às instalações d’O Espaço do Tempo para mais um Concerto de Reis, dando continuidade a uma tradição de vários anos entre ambas as associações. 

Concerto de Reis (2024)

Coral de São Domingos

2023

La Rose de Jéricho

Magda Kachouche

Uma partícula mais pequena do que um grão de pó

Sofia Dias & Vítor Roriz

The Man Who Was a Spoon

Cão Solteiro & Greg Wohead

Espetáculo integrado no ET/FEST, evento que apresenta os projetos selecionados das Bolsas de Criação ET / BPI / "la Caixa".

Descansar

Raquel S. / Noitarder

Espetáculo integrado no ET/FEST, evento que apresenta os projetos selecionados das Bolsas de Criação ET / BPI / "la Caixa".

Cosmic Phase/Stage

Ana Libório, Bruno José Silva e João Estevens / Arraial Cósmico

Espetáculo integrado no ET/FEST, evento que apresenta os projetos selecionados das Bolsas de Criação ET / BPI / "la Caixa".

Toda a Luz do Meio-Dia

Julián Pacomio

Espetáculo integrado no ET/FEST, evento que apresenta os projetos selecionados das Bolsas de Criação ET / BPI / "la Caixa".

Que Seria?

Lara Mesquita

Whisper

Projeto Ruínas

A Leveza da Música Francesa

Orquestra Clássica Metropolitana

Errante

Malvada Associação Artística

A Criação Performativa Contemporânea: Alemanha - Portugal

Dia aberto no Goethe-Institut Lisboa

Gran Bolero

Jesús Rubio Gamo

Por Motivo de Força Maior

Teresa Silva

BERTIE

Rita Barbosa, Rui Lima, Maria Inês Marques, Jorge Quintela e Sérgio Martins

Blackface

Marco Mendonça

Campo, Força, Chama

Josefa Pereira

SCORE

Isaiah Wilson

Equador

Sílvio Vieira / outro

Os Idiotas

Terceira Pessoa

Um Quarto só para Si

silentparty

3s Tr3s Irm3s

Tita Maravilha

Sons (Mentirosos) Misteriosos

Sofia Dias & Vítor Roriz

KdeiraZ

Natália Mendonça

Som e Fúria

Isabel Costa

Esta senhora vem consigo?

Theatron

Q de Quê?

teatro meia volta e depois à esquerda quando eu disser

s/ título, #8

auéééu

A Quinta dos Animais

Tonan Quito

Concerto de Reis (2023)

Coral de São Domingos

2022

As árvores não têm pernas para andar

Joana Gama

Newsletter