Quem nunca sonhou com uma queda no vazio? Quem nunca sonhou que voava? Quem nunca sonhou com uma perseguição? Lembras-te dos teus sonhos ? Já soubeste dentro do sonho que estavas a sonhar? Será que o sonho pode resolver problemas? Podemos no sonho comunicar com animais ou com os nossos antepassados? Será que o sonho, pode ver o futuro? Será que podemos sonhar o mesmo sonho?
Programação Pública
Convidamos todas as pessoas que frequentam as nossas atividades, espetáculos e ensaios abertos a estarem presentes para que possamos conversar, discutir e refletir sobre os objetos artísticos que vão sendo apresentados pel’O Espaço do Tempo em Montemor-o-Novo. A próxima sessão é no dia 31 de outubro.
7.º Encontro
Colectivo de Espectadores d'O Espaço do Tempo
Mil e uma Noites ⎯ Antologia de Mulheres Esquecidas é um projeto cívico e artístico que contempla a recolha de património literário de base escrita e oral de mulheres que tenham marcado o século XX português.
Mil e uma Noites ⎯ Antologia de Mulheres Esquecidas
UMCOLETIVO
micro micro coisas é um espetáculo sobre as coisas pequenas, as mini, as micro, as quase invisíveis, e as que são mesmo invisíveis, mas que ocupam muito espaço, como os elefantes na sala.
micro micro coisas
Plataforma 285
O paraíso é, no fim de contas, um motivo poético. O paraíso é, no fim de contas, um motivo poético. O paraíso é, no fim de contas, um motivo poético. O paraíso é, no fim de contas, um motivo poético.
Icona
Silvana Ivaldi
Num universo governado pelo male gaze, Herodias e Salomé, mãe e filha, deixam-se levar pelos seus desejos individuais e ambições imorais, encontrando poder derradeiro na sua beleza e status. Perturbando a estabilidade imposta, causarão o caos. Vitoriosas, permanecerão intocáveis.
Salomé
Silvestre Correia
Tudo está em tudo, disse o filósofo grego Anaxágoras. Por isso, falar em árvores é falar em pessoas, e falar em pessoas, é falar em árvores. Também ajudam os pássaros e os cogumelos e, através deles, expandem-se por quilómetros e quilómetros, de uma forma difícil de imaginar. A propósito deste trio ⎯ árvores, pássaros e cogumelos ⎯, podemos falar sobre muita coisa...
Pássaros & Cogumelos
Joana Gama
Convidamos todas as pessoas que frequentam as nossas atividades, espetáculos e ensaios abertos a estarem presentes para que possamos conversar, discutir e refletir sobre os objetos artísticos que vão sendo apresentados pel’O Espaço do Tempo em Montemor-o-Novo. A próxima sessão é no dia 27 de setembro.
6.º Encontro
Colectivo de Espectadores d'O Espaço do Tempo
ma figura oracular incorporando três facetas ou desdobramentos: “divindade feminina, ferocidade feminina e transgressão feminina”, nas quais a leveza, o macabro, o desconhecido e o subterrâneo se ligam e se confundem para criar um lugar entre.
Eles não nos poderão matar o espírito
Elizabete Francisca
Será que o corpo se lembra? E será que o corpo será alguma vez livre? Em Nawa, Sahar constrói um ambiente performativo onde o corpo é o centro, conjurando as dualidades do prazer e da dor, consciência e subconsciência, enquanto contempla uma nova forma de recuperação.
Nawa
Sahar Damoni
O Estado do Tempo é uma iniciativa d’O Espaço do Tempo que compreende a realização de uma série de conversas e a publicação de uma coleção de zines sobre diversos assuntos do nosso tempo.
O Estado do Tempo #3
Modos de Acção e Intersecções no Activismo Ambiental
O projeto vencedor da Bolsa Amélia Rey Colaço (2023) chega a Montemor nos dias 6 e 7 de setembro. Um espetáculo-desafio que pergunta ao popular o que faz dele popular.
Popular
Sara Inês Gigante
Musseque é um dos vencedores do Projecto Casa (2023/2024) e tem a sua antestreia n'O Espaço do Tempo. Antes de ser uma peça para quatro bailarinos, Musseque é casa, é encontro, é um estar.
Musseque
Fábio "Krayze" Januário
Aqui, sentamo-nos à Roda como as nossas avós, bisavós, trisavós, tetravós, tataravós, presentes, juntas, tipicamente em praças, unidas por uma ação têxtil, em meditação ativa, mãos em constante criação, histórias partilhadas, tradições passadas.
A Roda e o Corpo Colectivo
Janis Dellarte & Vânia Rovisco
Mal se entra, começa-se. Mal se sai, ainda não acabou. Percorrer um espetáculo de Vânia Rovisco é como desatar a correr em todas as direções e encontrar num poro de pele o universo inteiro.
No Corpo: Assim se Conhece o Mundo
Vânia Rovisco
Convidamos todas as pessoas que frequentam as nossas atividades, espetáculos e ensaios abertos a estarem presentes para que possamos conversar, discutir e refletir sobre os objetos artísticos que vão sendo apresentados pel’O Espaço do Tempo em Montemor-o-Novo. A próxima sessão é no dia 2 de agosto.
5.º Encontro
Colectivo de Espectadores d'O Espaço do Tempo
Jill Crovisier estará n'O Espaço do Tempo de 16 a 29 de julho a trabalhar em The Game - Grand Finale, uma peça que explora a temática dos jogos e a sua relação com a condição e existência humanas. Vamos falar sobre o seu trabalho em residência artística no dia 27 de julho.
Open Studio
Jill Crovisier
O ruído tanto representa o nada, o irrelevante, o que perturba e polui, como também o caudal de informação significativa que (ainda) não conseguimos apreender.
RUÍDO | NOISE - BRUIT
Sofia Dias & Vítor Roriz
O VEM – Videoarte Em Movimento é uma experiência itinerante de fruição da criação visual em ambientes de transição e passagem. Durante o verão, uma carrinha viaja entre Espanha e Portugal a exibir um programa composto por obras de videoartistas internacionais.
VEM – Videoarte em Movimento
Kalunga: Por uma ecologia da arte negra e cuír é um projeto de investigação artística que teve início nas reflexões sobre o neologismo "cuír" e a importância das estéticas mitológicas não-europeias na formação das identidades de artistas negras. No dia 13 de julho, o Colectivo Afrontosas tem open studio para falar um pouco sobre o seu processo artístico.
KALUNGA: Por uma ecologia da arte negra e cuír
Colectivo Afrontosas
Que imagem pode representar a raiva? E que movimentos inspiram a palavra "raiva"?
Rage
Anna Gaïotti
O Colectivo Casa Amarela ocupa a Blackbox d'O Espaço do Tempo de 3 a 6 de julho a partir do seu projecto curatorial Jejum. As sessões de improviso acontecerão das 19h00 às 20h00 onde tudo pode ⎯ e deve ⎯ acontecer.
Jejum #28
Colectivo Casa Amarela
O Estado do Tempo é uma iniciativa d’O Espaço do Tempo que compreende a realização de uma série de conversas e a publicação de uma coleção de zines sobre diversos assuntos do nosso tempo.
O Estado do Tempo #2
Jornalismo: Liberdade e Independência
Unfolded Moments imerge audiências nas profundezas da psicologia humana enquanto a performer embarca numa jornada que percorre o seu mundo interior de emoções, pensamentos, medos e identidade.
Unfolded Moments
Kristýna Peldová & Enya Belak
A defesa de uma tese para a especulação (futura) de uma universidade queer. Uma palestra-performance de Rogério Nuno Costa.
Multiversidade
Rogério Nuno Costa
No projeto de cruzamento disciplinar Corpo, com criação de Ana Luena & José Miguel Soares e Nuno Nolasco, explora-se questões identitárias da relação com o corpo enquanto outro.
Corpo
Malvada Associação Artística
Convidamos todas as pessoas que frequentam as nossas atividades, espetáculos e ensaios abertos a estarem presentes para que possamos conversar, discutir e refletir sobre os objetos artísticos que vão sendo apresentados pel’O Espaço do Tempo em Montemor-o-Novo. A próxima sessão é no dia 14 de junho.
4.º Encontro
Colectivo de Espectadores d'O Espaço do Tempo
O PRECÁRIAS II: FESTIVAL DE PERFORMANCE é idealizado e concebido pela artista Tita Maravilha que, na sua 2.ª edição, o leva para cinco cidades: Lisboa, Porto, Montemor-o-Novo, Viseu e Paris.
#Precárias II: Festival de Performance
As nossas avós, elas cantavam histórias e eu sou uma contadora de histórias, lavadeira da minha própria roupa. Neste processo de lavagem podemos lavar as dores que carregamos de um coletivo que está com sofrimento no adormecimento.
Wh¥te Sheets
Zaya
No âmbito do projeto Ulisses, o coletivo Terceira Pessoa desafia o artista Bernardo Chatillon a pensar no 4.º capítulo de Ulisses, de James Joyce, de onde resulta o espetáculo Calipso ou A Experiência do Possível.
Calipso ou A Experiência do Possível
Terceira Pessoa & Bernardo Chatillon
O que é ser cidadã, cidadão? Pertencer a uma terra e apenas nela ter o direito a exercer a sua cidadania? Onde fica a “minha” terra? E a “tua” terra, onde é? Quem ou o quê tem o poder de definir onde é a terra de alguém? É possível localizar o começo de alguma história?
Volta para a Tua Terra
Keli Freitas
Imersão é um projeto anual interdisciplinar da Queer Art Lab que se apresenta como um laboratório de criação artística direcionado a pessoas LGBTQI+. No dia 18 de maio, a partir das 18h00, Dai Ida, Izabel Nejur, Luan Okun e Suh apresentam os seus projetos depois de uma semana em residência artística com mentoria de Tiago Cadete.
Imersão - Laboratórios de Criação Artística
Queer Art Lab
Esta oficina é um convite para nos sentarmos à mesa, conversar, discutir, conspirar e comer. Não falta uma ementa com pratos deliciosos e politicamente apetitosos, através dos quais experimentamos formas de governo e personagens diretamente saídas de todo o mundo e de todos os tempos, como aquela que se desloca vagarosamente nas malhas do sistema, a tartaruga Burocracia.
É Bom Mandar?
Catarina Requeijo e Inês Barahona / Formiga Atómica
AMI.LCAR é um espetáculo inspirado na vida e obra do pensador de um dos maiores líderes de todos os tempos ⎯ Amílcar Cabral
AMI.LCAR
Djam Neguin
Convidamos todas as pessoas que frequentam as nossas atividades, espetáculos e ensaios abertos a estarem presentes para que possamos conversar, discutir e refletir sobre os objetos artísticos que vão sendo apresentados pel’O Espaço do Tempo em Montemor-o-Novo. A próxima sessão é no dia 3 de maio.
3.º Encontro
Colectivo de Espectadores d'O Espaço do Tempo
O mundo está constantemente a escapar-nos. O presente é um lugar de disputa entre o passado vivido e o futuro por vir. Como pensar o corpo e o seu movimento como um rastro e ao mesmo tempo uma projecção?
vida e obra
João dos Santos Martins
A Pedra, a Mágoa, parte da observação de pedreiras abandonadas em território nacional, analisando a aceleração de decomposição dos espaços em imagens e comparando-as à ideia social do conceito Família.
A Pedra, a Mágoa
Daniel Matos / CAMA a.C.
Onyx é um ritual onírico de vácuo e presença, a pausa antes do caos e o próprio caos. Torna turva as fronteiras entre intervenção e sonho, na construção de metáforas, carregadas de silêncio, barulho, informação não linear, peso e flutuação do tempo.
Onyx
Piny
you cannot unsee once you have seen.
aja monet
Desver
Joana Craveiro / Teatro do Vestido
O Estado do Tempo é uma iniciativa d’O Espaço do Tempo que compreende a realização de uma série de conversas e a publicação de uma coleção de zines sobre diversos assuntos do nosso tempo. No dia 6 de abril, falamos de Propriedade Privada e Direito à Habitação.
O Estado do Tempo
#1 Propriedade Privada e Direito à Habitação
Convidamos todas as pessoas que frequentam as nossas atividades, espetáculos e ensaios abertos a estarem presentes para que possamos conversar, discutir e refletir sobre os objetos artísticos que vão sendo apresentados pel’O Espaço do Tempo em Montemor-o-Novo. A próxima sessão é no dia 5 de abril*.
2.º Encontro
Colectivo de Espectadores d'O Espaço do Tempo
No próximo dia 27 de março, pelas 19h30, Diego Bragà abre portas à sua residência artística na Blackbox para falar um pouco sobre o seu processo artístico e que contará também com a mostra do filme Think About the Beautiful Future Ahead (2022).
Open Studio
Diego Bragà
Escrito com uma delicadeza e engenho únicos, Arte é um texto intemporal e fala-nos da complexidade, a fragilidade e a beleza das relações humanas.
Arte
Theatron
Blue Fluff / Buço Azul é uma oficina artística que parte do conto trágico do Barba Azul, destinada a adolescentes entre os 14 e os 16 anos. Irá decorrer em quatro sessões, de 5 a 8 de março, das 17h00 às 19h00.
Blue Fluff / Buço Azul
Filipa Matta, Lígia Andrade, Mafalda Jacinto e Sara Vieira Marques
“A beleza será convulsiva ou então não será […] será erótico-velada, explodente-fixa, mágico-circunstancial, ou não será beleza.” — André Breton, O Amor Louco (1937)
Explodente-fixa
Nuno Marques Pinto
Coreia é uma publicação de carácter experimental, crítico e discursivo a propósito das artes em geral, firmada numa relação umbilical com a dança. Para o lançamento do Coreia #10, contamos com a apresentação do seu director editorial, e da performance Nome de Filme, de Bibi Dória.
Lançamento do Jornal Coreia #10
A artista berlinense Dragana Bulut estará connosco na XL Box para falar um pouco sobre o seu processo artístico e coreográfico, após duas semanas em residência artística. Um projeto apoiado pelo FELD/LAB, uma iniciativa promovida pel'O Espaço do Tempo com o apoio do Goethe-Institut Portugal.
Open Studio
Dragana Bulut
Montemor, em Português, significa monte maior; Timur, em Paiwan, significa lugar que o coração anseia.
A Caminhada de Ljuzem em Montemor-o-Novo
Ljuzem Madiljin (Tjimur Dance Theatre)
Convidamos todas as pessoas que frequentam as nossas atividades, espetáculos e ensaios abertos a estarem presentes para que possamos conversar, discutir e refletir sobre os objetos artísticos que vão sendo apresentados pel’O Espaço do Tempo em Montemor-o-Novo. A próxima sessão é no dia 23 de fevereiro.
1.º Encontro
Colectivo de Espectadores d'O Espaço do Tempo
Bug Ballet utiliza condições físicas, formas de ver e estar no mundo do insecto por forma a criar um ballet que celebra a vida do insecto numa era pós-humana.
Bug Ballet
Georg Bütow
É sobre o que se move, o que muda de lugar, o que é inconstante, o que não está fixo. Um espetáculo integrado no Ciclo para Todas as Famílias.
#3 Movediço
Marta Cerqueira e Simão Costa
UTOPIA, de Diana Niepce, é uma performance duracional sustentada na operação duma linguagem violenta desenvolvida em torno dos limites físicos.
Utopia
Diana Niepce
Numa releitura feminista queer desta figura temida, as narrativas e imagens familiares que tão veementemente nos incitaram a ser cautelosos ao longo da história serão questionadas e abstraídas.
Sane Satan
Teresa Vittucci
A Banda da Sociedade Antiga Filarmónica Montemorense “Carlista”, em coprodução com O Espaço do Tempo, e na senda dos últimos Concertos de Ano Novo realizados no Cineteatro Curvo Semedo, propõe para tema do concerto de 2024 os Clássicos da Broadway.
Clássicos da Broadway
Banda da Carlista
O Coral de São Domingos de Montemor-o-Novo regressa às instalações d’O Espaço do Tempo para mais um Concerto de Reis, dando continuidade a uma tradição de vários anos entre ambas as associações.
Concerto de Reis (2024)
Coral de São Domingos
2023
La Rose de Jéricho
Magda Kachouche
Uma partícula mais pequena do que um grão de pó
Sofia Dias & Vítor Roriz
The Man Who Was a Spoon
Cão Solteiro & Greg Wohead
Espetáculo integrado no ET/FEST, evento que apresenta os projetos selecionados das Bolsas de Criação ET / BPI / "la Caixa".
Descansar
Raquel S. / Noitarder
Espetáculo integrado no ET/FEST, evento que apresenta os projetos selecionados das Bolsas de Criação ET / BPI / "la Caixa".
Cosmic Phase/Stage
Ana Libório, Bruno José Silva e João Estevens / Arraial Cósmico
Espetáculo integrado no ET/FEST, evento que apresenta os projetos selecionados das Bolsas de Criação ET / BPI / "la Caixa".
Toda a Luz do Meio-Dia
Julián Pacomio
Espetáculo integrado no ET/FEST, evento que apresenta os projetos selecionados das Bolsas de Criação ET / BPI / "la Caixa".