Desde 2020 que O Espaço do Tempo, com o apoio do BPI e da Fundação “la Caixa”, atribui das mais robustas bolsas de criação artística no território português, tendo contribuído determinantemente para o desenvolvimento e apresentação de 18 projetos originais, ao longo das últimas três edições.
Estas bolsas têm-se revelado um incontornável estímulo à criação nas áreas da dança, do teatro, da performance e dos cruzamentos disciplinares, e têm contribuído para a criação de um ecossistema artístico cada vez mais estimulante, ousado e diversificado, e um pouco mais sustentável.
Assim, é com orgulho que anunciamos as artistas contempladas pela 4.ª edição das Bolsas de Criação d’O Espaço do Tempo, através de um montante global de 100 mil euros, distribuído por quatro bolsas de 25 mil euros:
- Mafalda Banquart, com o projeto FLOWERS!;
- Inês Campos e Vahan Kerovpyan, com o projeto Frente-a-Frente;
- Bibi Dória, com o projeto cão de sete patas;
- Aoaní Salvaterra e Joyce Souza, com o projeto Kabeça Orí;
O júri desta 4.ª edição, constituído por Ana Libório, Ana Rocha, Cristina Planas Leitão, Patrícia Portela e Pedro Barreiro, analisou 86 candidaturas, tendo selecionado sete projetos para entrevista. O júri considerou que várias das propostas em análise tinham muita qualidade, além de darem conta da extraordinária diversidade de estéticas e abordagens que compõem o actual panorama nacional da criação em artes performativas, panorama esse que merece o nosso olhar atento e de continuidade. Os quatro projetos selecionados para a atribuição destas bolsas revelaram-se superlativos, tendo demonstrado assinalável pertinência artística, cultural, social e política. Estes projetos, sustentados por percursos individuais sólidos, apontam para a necessidade de reatualização dos cânones normativos nas artes performativas, tornando-os permeáveis a outros modos de olhar, percepcionar e fazer arte. Assim, esta seleção procurou, além de uma pluridiversidade de estéticas e disciplinas, um cuidado na abrangência de públicos que estas propostas potenciam, bem como premiar a generosidade, a diferenciação e a ousadia das artistas escolhidas.
As quatro criações contempladas com estas bolsas serão apresentadas em estreia absoluta n’O Espaço do Tempo, em novembro de 2024, no âmbito do festival ET/FEST, após duas semanas de residência final a realizar no respetivo espaço de apresentação.
⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯
Fotografias: Ana Lopes, Inês Campos, Ana Brigidah, Indira Mateta