PT | EN

Comunidades

Imaginar Futuros

No ano letivo de 2023/2024, O Espaço do Tempo e a Escola Secundária de Montemor-o-Novo dão início a um projecto em parceria com a turma do 11.ºB de Línguas e Humanidades, com direção de turma da professora de Filosofia, Cristina Ferreira. Este projecto, ao qual chamamos Imaginar Futuros, tem como objectivo fomentar o pensamento crítico e criativo e promover a imaginação e a projeção de possíveis futuros para o concelho de Montemor-o-Novo.

A relação com as temáticas programáticas abordadas pela disciplina de Filosofia, bem como a possível relação com outras disciplinas da turma, e o lançamento de perguntas como “O que faria com que quisesses ficar em Montemor depois do 12º ano?”, “O que te faria voltar a Montemor depois da universidade?”, “Como gostarias que fosse Montemor daqui a 10 anos?”, ou “Que futuro imaginas para o Concelho de Montemor-o-Novo e como te vês a fazer parte dele?”, servem de base de trabalho para este projecto.

O projecto Imaginar Futuros é coordenado pela equipa d’O Espaço do Tempo em articulação com a professora Cristina Ferreira. Os alunos vão trabalhar neste projecto durante três aulas por mês e construir, com a coordenação de Guilherme Serôdio e a edição de João Leonardo (músico e membro da equipa d’O Espaço do Tempo), um podcast mensal que será gravado no estúdio de som do Centro Juvenil. A difusão e a promoção públicas do podcast Imaginar Futuros será feita pelos canais de comunicação d’O Espaço do Tempo, pela Escola Secundária, pela Câmara Municipal e pela Rádio Nova Antena.

Newsletter