NO INTERVALO DE UMA ONDA

Rafael Alvarez

Portugal
Convento da Saudação
26 SET 2017 a 01 OUT 2017

NO INTERVALO DE UMA ONDA revela-se através de um diálogo silencioso de escuta e de observação. A experiência estética do exercício da viagem materializa-se numa escrita coreográfica e plástica do invisível, do indizível, do imanente, do efémero, do frágil e do intuitivo. 

Nesta primeira viagem a Tóquio coleccionam-se e cruzam-se referências e impressões, obras e narrativas que alimentam o espólio de imaginários e imagens em torno do país do Sol nascente.  A partir do meu olhar exótico deixo-me guiar pela acumulação de lugares comuns e clichés de uma certa imagem (ocidental) do Japão e simultaneamente mergulho num mar de descobertas e revelações engolido pela megalópole de Tóquio. Do detalhe ao ritual, do simbólico ao abstracto, reencontro-me na fragilidade, na efemeridade e na potência dos materiais e matérias que me proponho explorar - corpo e papel. Uma imagem iniciática motiva a criação deste solo permanecendo invisível, mas presente ao longo do projeto – "A Grande Onda de Kanawaga", obra icónica do pintor japonês Hokusai criada em 1830 e reproduzida a partir de meados de 1870 através de uma série de litografias partindo da técnica tradicional de estampa japonesa, conhecida por Ukiyo (literalmente, "mundo flutuante"). Neste mundo flutuante nada é demasiado pequeno ou insignificante par deter a nossa atenção. Este solo de sombras, evocações e máscaras cuja onda de Hokusai permite corporalizar é um convite duplo à viagem e à quietude.

 

Direcção Artística, Coreografia, Interpretação, Cenografia, Vídeo e Figurino: Rafael Alvarez
Colaboração Artística (interpretação vídeo): Kotomi Nishiwaki
Direcção Técnica e Desenho de Luz: Nuno Patinho
Gestão e Produção: BODYBUILDERS / Rafael Alvarez
Apoio à Produção: João Leitão
Assessoria de Imprensa: Mafalda Simões
Assistência: Carlos M. Marques
Fotografia de Cena: Elisabeth Vieira Alvarez
Vídeo Promocional e Registo de Espectáculo: Vitor Rosário
Design Gráfico: Paulo Guerreiro

Coprodução: Festival Temps d'Images / Duplacena e BODYBUILDERS
Apoios em Residência: Ryogoku Bear (Tóquio), Ko Murobushi Archive (Tóquio), Micadanses (Paris), Le Carreau du Temple (Paris), Teatro Municipal do Porto . Campo Alegre (Porto), EIRA / Teatro da Voz (Lisboa), O Espaço do Tempo (Montemor-o-Novo)
Acolhimentos: BuOYArts Centre (Tóquio), Ryogoku Bear (Tóquio), Negócio/ZDB(Lisboa), Auditório Municipal Augusto Cabria (Barreiro)
Parcerias: Escola das Artes/Universidade de Évora, Escola Superior de Artes e Design – Caldas da Rainha / Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Dança/ Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Artística António Arroio
Patrocínio: FUJIFILM Portugal 
Apoio à Internacionalização: Fundação Calouste Gulbenkian 
Projecto co-financiado: pela Direcção-Geral das Artes / Governo de Portugal – Ministério da Cultura Agradecimentos: Lang Craighill, Kimiko Watanabe, Hideo Sekino / Rakuodan, Tânia Guerreiro  Bénédicte Goinard, Dai Matsuka.