Orlando

Victor Hugo Pontes e Sara Carinhas

Portugal
Convento da Saudação | Montemor-o-Novo
01 JUL 2014 a 04 JUL 2014

Pretendemos criar um espectáculo teatral a partir do romance Orlando de Virginia Woolf. Uma história biográfica centrada num belo rapaz que promete à sua Rainha não mais envelhecer, não murchar.A história de Orlando passa pelo amor e pelo desgosto, pela poesia e pelo sono profundo, acabando por acordar num corpo de uma bela mulher adormecida, pela qual passam outros amores e outras guerras, problemas de condição social, confrontos com a política, com a herança, com o futuro. Quatrocentos anos de história passam pela sua juventude inabalável, num tom de suposta comédia leve e irónica (a única saída para lidar como o absurdo da imortalidade).

É neste trabalho sobre o género, e sobre o tempo em luta com a juventude que Victor Hugo Ponte e Sara Carinhas aceitaram o mútuo desafio de pôr em cena a coreografia, a cartografia, desta história, num mundo a solo.

A pareceria entre coreógrafo e intérprete, não sendo desconhecida para ambos (tendo já partilhado estradas teatrais em peças como As Três Irmãs e Medida por Medida), permite uma exploração mais significativa de um trabalho que alie uma representação dita convencional com uma busca de desenho físico baseado na obra em foco.

Nesta residência procurar-se-á elaborar um pré-guião do espectáculo a partir da análise e discussão dramatúrgica da obra, assim como através de um trabalho de improvisação que se destina a encontrar uma linguagem corporal que sirva o projecto.

 

Criação – Victor Hugo Pontes e Sara Carinhas

Direcção – Victor Hugo Pontes

Interpretação – Sara Carinhas

Figurinos – Mariana Sá Nogueira

Cenário – Fernando Ribeiro

Luz – Wilma Moutinho

Música – Rui Lima e Sérgio Martins