A Grande Invasão

Caroline Bergeron | Companhia Caótica

Portugal
Convento da Saudação | Montemor-o-Novo
16 NOV 2013 a 21 NOV 2013

"No ultimo dia 17 de Julho de 2007, um grupo de 4 sereias apareceu no porto de Alcochete e invadiu a cidade. Elas são portadoras de uma doença desconhecida e as autoridades policiais pedem à população que evite aproximar-se menos de 3 metros das pessoas contaminadas e que denuncie às autoridades médicas todos os cidadãos que apresentem os seguintes sintomas:

  • Generosidade exacerbada

  • Empatia generalizada

  • Gestos de solidariedade inesperados

Em consequência, o ministério do interior decretou o estado de urgência sobre Alcochete hoje de manhá as 5h 45. A vila estará então posta em quarentena até nova ordem. As autoridades apelam às pessoas contaminadas actualmente situadas fora do perímetro de segurança, que se entreguem imediatamente para serem colocadas no interior da zona de quarentena."

 

A Grande Invasão é um espectáculo-documentário ao vivo feito de teatro de sombras e vídeo que confunde alegremente e sem vergonha nenhuma a ciência e a fantasia, criando uma impostura jubilatória que ridiculiza suavemente a nossa maneira de viver.

Extractos de uma conferência cientifica sobre as sereias projectados em video alternam-se com as entrevistas das mesmas e dos habitantes da cidade enquanto uma versão clandestina da história da famosa Grande Invasão de Alcochete está contada em teatro de sombras.

 



Ficha Artística

Dramaturgia, cenografia voz e manipulações Caroline Bergeron

Construção do cenário, desenho/operação de luzes e vídeo Rui Alves

Silhuetas Caroline Bergeron

Realização dos filmes Caroline Bergeron e António Pedro

Interpretação Miguel Chaves,Catarina Santana, Maila Dimas, Miguel Antunes e António Pedro

Câmara António Pedro e Caroline Bergeron

Montagem Caroline Bergeron com o apoio de António Pedro

Pós-produção som a definir