Luís Guerra

Portugal

Luís Guerra é um artista português que se dedica maioritariamente à dança e ao desenho. Formou-se
em dança na EDCN – Escola de Dança do Conservatório Nacional, e em coreografia no PGCCA - Programa Gulbenkian Criatividade e criação Artística, ambos em Lisboa (Portugal).

Como coreógrafo destaca os seguintes trabalhos (ordenados por ordem cronológica): Ser Humano (2005); Smells like teen spirit (2007); Laocoi (2008) ; Hurra! Arre! (2009); Apre! Irra! (2009); Homenagem a Cristina de Pina (2009); Ruh! Pum! (2010); Hurra! Arre! Apre! Irra! Ruh! Pum! (Homenagem a Cristina de Pina) (2010), 3 interlúdios e o galope do nariz (2010) Qqywqu’ddyll’o’ (2011); A 1ª dança de Urizen (2012) e Nevoeiro (2013).
Simultaneamente, dedica-se à produção de desenhos a caneta e a lápis. Expôs individualmente em Viana do Castelo e Guimarães. Em Viana o seu trabalho visual esteve também presente em diversos formatos n’A Benda.
Aparte do seu trabalho criativo, parte do seu percurso é constituído pela interpretação para outros criadores. Como bailarino trabalha regularmente com Tânia Carvalho (O reverso das palavras – 27 Ossos - Icosahedron – Olhos Caídos – De mim não posso fugir, paciência! – Orquéstica).
Pela interpretação de Olhos Caídos, foi nomeado, pela revista Dance Europe, 17º melhor bailarino do
mundo na temporada 2010/2011. Trabalha também regularmente com Marlene Monteiro Freitas (Paraíso > colecção privada – A seriedade do animal) e com Simon Vincenzi (Luxuriant > within the reign of anticipation – Infinite Pleasures of the Great Unknown).
No passado trabalha ainda com Christophe Haleb/La Zouze, Emio Greco|PC, Rui Horta, Clara Andermatt, Paulo Ribeiro, entre outros.
Entrou numa peça de teatro de João Garcia Miguel e Miguel Moreira. Participou em filmes dos realizadores Hugo Vieira da Silva, Manuel Guerra e Elizabete Magalhães. Integrou os projectos Colina
2003, SiWiC 2006 e CoLABoratório 2007. Colaborou com a banda MimicalKix. Re-encenou a peça Pixel de Rui Horta para a Companhia Carte Blanche. Dirigiu um workshop no Festival Fatal.  Trabalha regularmente como modelo artístico.

 

             Nevoeiro @ Margarida Dias

 

Ser Humano (2005) > peça de 10′ apresentada enquanto exercício final do PGCCA.
Esta peça foi apresentada em Lisboa, Montemor-o-Novo, Odivelas, Faro, Berlim, Spreewald, Freiburg, Heidelberg, Paris, Zagreb, Beirut e Rio de Janeiro.

Smells like teen spirit (2007) > peça de 20′ encomendada pelo programador Mark Deputter para um ciclo de dança com música no Teatro Camões em Lisboa. Esta peça foi ainda apresentada no Estúdio da Bomba Suicida em Lisboa.

Laocoi (2008) > peça de 60′ e primeira peça criada enquanto membro da Bomba Suicida – Associação de Promoção Cultural.
Nesta peça sem banda sonora introduziu pela primeira vez a ideia de uma país imaginário, numa tentativa de retratar alguns cantares, danças e hábitos característicos de um povo fictício. A partir daqui e até 2011 assina como Luís Guerra de Laocoi. A peça foi apresentada em Lisboa, Madrid e Paris.

Hurra! Arre! (2009) > primeira peça de um ciclo que levará 2 anos a finalizar.
Nesta peça de 17′ explora a abstracção de movimento sobre uma banda sonora de Tânia Carvalho e trabalhando com 2 intérpretes em sincronia. A peça foi apresentada em Lisboa, Porto, Frankfurt e Bassano dell’Grappa.

Apre! Irra! (2009) > a segunda fase do ciclo destaca-se pela contenção de movimento e pela exploração de elementos cénicos, nomeadamente paus e cadeira.
Esta peça de 20′ teve uma apresentação única em Lisboa.

Homenagem a Cristina de Pina (2009) > esta peça de 20′ foi criada com o intuito de servir de elo de ligação entre todos os episódios do ciclo.
Aqui explora-se mais uma vez o texto numa língua imaginária, elemento recorrente nos últimos trabalhos. Esta peça foi apresentada em Minde e em Uzès.

Ruh! Pum! (2010) > o último episódio do ciclo apresenta um intérprete sózinho em cena com elementos cénicos condicionantes.
Esta peça de 20′ teve uma apresentação única em Viseu.

Hurra! Arre! Apre! Irra! Ruh! Pum! (Homenagem a Cristina de Pina) (2010) > o ciclo que levou 2 anos a terminar é finalmente apresentado no Teatro Maria Matos em Lisboa (Festival Alkantara), não como um conjunto de peças separadas e encadeadas, mas sim como uma justaposição e uma cacofonia de dança, som e cenário. A peça de 60′ e com 9 intérpretes em cena jamais voltou a ser apresentada.

3 interlúdios e o galope do nariz (2010) > esta peça é criada propositadamente para o evento "Quintas
de Leitura" no Teatro do Campo Alegre no Porto, a convite do programador João Gesta. Neste trabalho de 10′ é pura e simplesmente explorado o movimento ao som de música de Dimitri Shostakovich. Esta peça foi reapresentada em Roma.

Qqywqu’ddyll’o’ (2011) > este espectáculo de 35′ é o último em que Luís assina como de Laocoi.
A intenção deste dueto com a música Bruna Carvalho é explorar, de novo, hipóteses de abstracção de voz e movimento dentro do universo de uma país fictício. A peça foi apresentada em Lisboa e Guimarães.


A 1ª dança de Urizen (2012) > este solo de 13′ criado mais uma vez propositadamente para as "Quintas de Leitura" é o primeiro trabalho até à data em que tanto a coreografia como a música e os figurinos são assinados por Luís Guerra.
As luzes são criadas por Zeca Iglésias, luminotécnico com quem  colabora a partir de 2011. A peça foi
reapresentada em Lisboa e Viseu.

Nevoeiro (2013) > espectáculo criado para 4 bailarinos com música original de Ulrich Estreich. Coreografado por Luís Guerra e interpretado por Teresa Silva, Lander Patrick, Jacome Silve e Luís Guerra, estreou dia 15 de Setembro no Festival Materiais Diversos.

Alguns projectos em que participou enquanto bailarino:


"De mim não posso fugir, paciência", "Olhos Caídos", "27 Ossos", "Icosahedron", "O Reverso das
palavras" de Tânia Carvalho "Paraíso - Colecção Privada" (2012) de Marlene Monteiro Freitas "Luxuriant > within the reign of anticipation – Infinite Pleasures of the Great Unknown" de Simon Vicenzi (entre outros)

em divulgação:

NEVOEIRO 

Password: NEVOEIROLG

https://vimeo.com/75223254

 

A PRIMEIRA DANÇA DE URIZEN

Password: luisguerra

https://vimeo.com/36548792

 

VENTO

Password: vento_lg

https://vimeo.com/71274855