Rede de Cidadania de Montemor

Portugal

A rede de cidadania de Montemor-o-Novo enquadra-se nos movimentos que se preocupam e agem na procura de novos paradigmas no campo económico, social, cultural e ambiental que possibilitem a construção de um futuro sustentável e de maior proximidade entre as pessoas, de âmbito eminentemente local e regional. São formados por pessoas mais ou menos desligadas da política partidária mas que assumem o dever e o direito à Cidadania Participativa, pretendendo colaborar e participar activamente nas decisões com implicação no futuro das comunidades em que se inserem.

A 1ª reunião para a formação da Rede de Cidadania ocorreu a 17/07/2010 e o documento fundador que representa a filosofia e a base orientadora das acções dos membros da rede é apresentado no item "manifesto".

A Rede de Cidadania de Montemor-o-Novo não é nem pretende ser uma estrutura de tipo associativo clássico, com entidade jurídica, direcção colegial e membros bem definidos. A Rede de Cidadania pretende ser isso mesmo - uma "rede" que funciona como elo de ligação entre pessoas que se preocupam pelos problemas de cidadania e sustentabilidade. Fazem parte da Rede os cidadãos que, em dada altura e por um motivo concreto, se sentiram identificados e com ela participaram e aqueles que simpatizam com os objectivos da Rede e apenas pretendem ser informados.

 Dentro desta rede e seguindo a estrutura proposta pelo movimento das cidades de transição, existe um grupo coordenador, com que se ligam vários grupos temáticos. O grupo coordenador assegura a ligação e a coerência entre os vários grupos temáticos, assim como assegura o fornecimento de informações sobre a rede. O grupo coordenador é composto por três a cinco membros que se mantêm durante um período de 6 meses, ao fim dos quais dois elementos deverão ser substituídos por outros dois membros da rede.

Os grupos temáticos são grupos abertos, com uma finalidade específica e que se articulam com o grupo coordenador. São formados por grupos de pessoas interessadas em colaborar activamente para o tema e objectivos do grupo, em número não definido, desde que permita a sua funcionalidade.

Qualquer pessoa pode sugerir um tema e constituir um grupo de trabalho ao grupo coordenador. As ideias são importantes mas as mudanças só acontecem com trabalho. A rede de cidadania será o que os cidadãos interessados fizerem por Montemor-O-Novo. Todo o trabalho é voluntário. Não existe financiamento, patrocínios ou qualquer orçamento interno. Poderá haver acções que necessitem de apoios e colaborações institucionais mas a ideia fundamental é a de catalisar vontades dentro da comunidade local.

O que fizemos ao longo destes 3 anos está muito longe do que gostaríamos... mas foi alguma coisa, que poderá ser conhecido com uma visita pelos nossos blogues.

 

Rede de Cidadania: http://redemontemor.blogspot.pt/

Manifesto: http://redemontemor.blogspot.pt/p/manifesto.html

Mostre-se: http://fotografiasemrede.blogspot.pt/