By Heart

Tiago Rodrigues | Mundo Perfeito

Portugal
BlackBox - Montemor-o-Novo
29 JUN 2013 21:30

By Heart é um espectáculo de teatro escrito, encenado e interpretado por Tiago Rodrigues. Esta peça parte de um episódio autobiográfico para se lançar numa pesquisa artística sobre a importância da memória na forma como a sociedade e o indivíduo se relaciona com a arte. A Avó de Tiago Rodrigues, mulher de origens humildes mas ávida leitora de romances, está a perder a visão gradualmente. Então, decidiu parar de ler livros novos e concentrar-se em apenas decorar um poema. Neste espectáculo Tiago Rodrigues conta como escolheu este poema para a sua Avó decorar e ensina esse poema a 10 pessoas.

Compilando episódios e relatos ficcionais ou verídicos sobre a memorização de palavras, melodias ou movimentos, Tiago Rodrigues compõe um texto para ele próprio interpretar em palco. Socorrendo-se também do pensamento de filósofos e escritores que se debruçaram sobre o tema, Tiago Rodrigues pretende questionar a memorização como forma de colocar a arte no centro das nossas vidas num momento de barbárie economicista e terraplanagem cultural. O contacto com os 10 voluntários que aprendem de cor um poema transforma cada apresentação deste espetáculo num acontecimento único, que se molda face a diferentes identidades culturais de cada comunidade onde é apresentado.

 

texto, encenação e interpretação: Tiago Rodrigues
texto com fragmentos e citações de William Shakespeare, Ray Bradbury, George Steiner, Oliver Sacks, Joseph Brodsky, entre outros

cenário, adereços e figurino: Magda Bizarro
apoio técnico: André Calado
direção de produção e fotografia de cena: Magda Bizarro
assistência de produção: Rita Mendes
produção: Mundo Perfeito
coprodução: O Espaço do Tempo, Maria Matos Teatro Municipal

 

Este espectáculo está inserido no programa ARTES PERFORMATIVAS EM MONTEMOR, financiado por: