Brother

Marco da Silva Ferreira

PT
BlackBox
22 OUT 2016 19:30

Brother é uma criação para 6 intérpretes que estabelece uma relação de complementaridade com o anterior trabalho HU(R)MANO. Em ambos, o foco é a dança existente em contexto de grupo, mas descolam-se uma da outra nas referências temporais e nos processo de composição. Se em Hu(r)mano se abstractiza e se formaliza a dança contemporânea urbana, em brother olho para uma ancestralidade comum e procuro pontos de afinidade e similaridade que sobreviveram às passagens geracionais e que estão reminiscentes nos corpos e  na dança que ainda hoje se desenvolve.O que procuramos juntos através da dança?

Brother compõe-se através do mimetismo constante entre os intérpretes que é gerador de movimento,
comportamentos e padrões. Desenvolve-se vocabulário não-verbal que se regenera e se transforma ao longo do tempo através de compromissos ou desbloquedores que individualmente cada um manifesta. Surgem e desvanecem pontes móveis entre o agora e o longínquo. À macro-escala é uma reflexão sobre herança, memória, códigos, processo de aprendizagem e transmissão.

brother é também um incómodo "bother". Uma tentativa de pulsar comum, uma sensação de pertence e de afecto, um eco de forças externas, e no fundo, uma assumida fragilidade pela constatação de perda e finitude. Um pernoitar por este lugar que se faz fazendo.

 



Direcção artística e Coreografia Marco da Silva Ferreira

Assistência artística Mara Andrade

Intérpretes Anaísa Lopes, Cristina Planas Leitão,  Duarte Valadares, Marco da Silva Ferreira, Vítor Fontes, Filipe Cáco, (Teresa Silva, Elisabeth Lambeck)

Direcção técnica e desenho de luz Wilma Moutinho

Músicos Rui Lima e Sérgio Martins

Producção executive  Célia Machado

Producção Pensamento avulso, associação de artes performativas

Parceiros (residências) Centro cultural Vila Flor, O Espaço do Tempo, Quinta do Rio

Coproducção Teatro Municipa São Luiz! PT); Teatro Municipal do Porto (PT); Les Subsistance- Laboratoire International de creation artistique (FR) Centre Choéographique Nationa de Rillieux-la-Pape!(FR)